Conheça a Editora da Universidade do Amazonas

Posted on Posted in educação, literatura, Ufam, Universidade
A EDUA surgiu como um projeto essencialmente cultural, com o objetivo principal de divulgar a produção técnico-científica e literária da Universidade Federal do Amazonas, bem como a distribuição e divulgação dessa produção por meio da Livraria da Universidade (LUA).
A editora, criada em abril de 1991, tem como objetivo estimular a produção intelectual dos docentes, discentes e pesquisadores, com uma função acadêmica no que diz respeito ao ensino e pesquisa, com método de aplicação interna e à extensão, quando direcionada ao público específico. Visa, dessa forma, colocar ao alcance de todos edições que buscam difundir a Amazônia para o resto do país e para fora dele.
Tendo como prioridade promover a cultura local por meio da publicação de obras de referência sobre a região; o de revelar novos autores locais, regionais e consolidar escritores já conhecidos; o de incentivar a leitura mediante a doação de livros a bibliotecas públicas e privadas, a EDUA tem uma política editorial voltada para a difusão da produção científica da UFAM. O órgão avalia e discute a política editorial, cujos membros atuam também como pareceristas de livros.
Para um livro ser publicado, é preciso obedecer aos critérios de funcionamento do órgão: uma tese ou dissertação para ser publicada deve ser indicada pela Banca Examinadora por ocasião da defesa pública, outros originais que não passam por Banca Examinadora  são submetidos a referee (parecer Ad Hoc) para poder serem publicados. A partir disso, o texto passa para o setor de produção de livros, onde será editorado até chegar às gráficas para ser rodado. Em janeiro de cada ano é fechado o planejamento de publicação dos livros para o restante do ano, havendo possibilidade de inserir mais livros, desde que haja recursos ou vagas disponíveis.
A despeito dos obstáculos, os livros da EDUA figuram nas maiores bibliotecas do país e de países estratégicos como França, Portugal e EUA. A biblioteca do Senado dos EUA recebe, todos os anos, livros publicados pela editora. A editora também faz divulgação em eventos científicos nacionais como a ANPOCS, SBPC e Bienal, além de consignação com várias livrarias e sebos de algumas regiões do país.
Um dos principais problemas e dificuldades vivenciados pelas editoras das universidades federais, incluindo a EDUA, esbarra na distribuição dos livros, pelo fato de essas editoras não possuírem o veio capitalista de obtenção de lucro no mercado. Em sua missão de fomentar a cultura local, a editora promove, junto à universidade, eventos, feiras e exposições para viabilizar vendas de livros e assim conseguir obter meios que capacitem a fabricação de mais livros.
A editora possui parcerias para divulgar suas publicações, entre elas o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA): museu localizado no Centro da cidade, em parceria com a UFAM, é o local de lançamento dos livros, quinzenalmente, aos sábados. Aliado aos lançamentos, o museu também apresenta aos visitantes seu acervo e valores regionais. Outra parceira é a TV UFAM, que, através do programa semanal “Ideias e Livros”, apresentado pela própria diretora da EDUA, busca atingir um maior público universitário.
Em parceira com a TV UFAM, CAUA e o  Museu Amazônico, a EDUA pretende atingir os 5 campi do interior, as unidades permanentes de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e  Parintins, por meio de seminários culturais, feiras e exposições etnográficas. Está em andamento a instalação de uma livraria em cada campi, buscando responder à  abrangência da educação universitária. Em setembro ocorrerão eventos culturais em Itacoatiara, e em novembro, outros eventos culturais ocorrerão em Parintins.
A atual diretora da EDUA, Iraildes Caldas Torres, é professora adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Mestrado e Doutorado Sociedade e Cultura na Amazônia, da UFAM. Doutora em antropologia, assumiu a direção da editora em julho de 2009.
Todas as publicações da editora estão disponíveis aqui.
Por Gisele Fernandes
(Visited 6 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *