PETiscos #15

Posted on Posted in PETiscos, Televisão
Calma, não há porque se desesperar! A sua sexta-feira de PETiscos está intacta. Hoje, além de uma dica de seriado novo (eba!), o PETCOM também traz uma reflexão a respeito da pobreza e distribuição de renda em forma de sugestão de estudo para esse fim de semana. Afinal, não é só de entretenimento que o leitor precisa, certo? Confere aí!

The Following

The Following é uma série classificada como drama policial que estreou no dia 21 de janeiro pela emissora americana Fox. Dirigida por Kevin Williamson e protagonizada por Kevin Bacon, conta a história de um agente do FBI chamado Ryan Hardy (Kevin Bacon), que dedica sua vida a investigar um serial killer chamado Joe Carroll (James Purefoy), sendo que o mesmo, dentro da prisão, consegue criar uma espécie de rede de contato entre seus seguidores.

Se vocês pensam que é apenas mais uma espécie de Dexter, estão enganados. Com uma boa dose de ação, os movimentos que norteiam a série são inspirados no autor e poeta Edgar Allan Poe. Então, se você está atrás de uma série que interliga muito bem diversos aspectos, desde psicológicos, literatura e até sonoros (pois sua trilha sonora por si só já é incrível), deixando o espectador com vontade de mais episódios, é uma ótima pedida.
A estreia da série no Brasil acontece no dia 21 de fevereiro, pelo canal da Warner. Fiquem atentos!
(Dica de Raisa Castro)

Auditoria Cidadã da Dívida

Se o país é rico, por que há tantos pobres? (2006) é um texto de Ricardo Mendonça que traz à tona a necessidade de se discutir a respeito da pobreza e da distribuição de renda no país. Para retratar melhor esse título, os dados não negam: em dezembro do ano passado, o Brasil voltou à sétima posição de maior economia do mundo, e mesmo assim nos encontramos em 84º lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A minha dica de hoje tem objetivo de incentivar e disseminar essa discussão. O que está acontecendo? Onde está todo esse montante de dinheiro que não se volta para as políticas públicas do país?
 
Acredito que poucos ainda não ouviram falar, pelo menos uma vez, da dívida interna/externa do Brasil? Não, acredite em mim, eu não mudei de assunto do completo nada. A relevância disso é que uma das formas de se entender como chegamos a essa situação de colocações mundias volta-se para esse mito chamado dívida pública. Digo mito porque o máximo que sabemos são historietas, reproduções sem dados e fatos, quando na verdade, essa dívida é algo muito concreto. Será que é pública mesmo? “De onde veio toda essa dívida? Quanto tomamos emprestados e quanto já pagamos? O que realmente devemos? Quem contraiu os empréstimos? Onde foram aplicados os recursos? Quem se beneficiou?”, são as questões que a Profª. Dr.ª Maria Lúcia Fattorelli levanta na palestra “Dívida Pública, Orçamento e Gastos”, que tem como objetivo a Auditoria Cidadã da Dívida.
Cidadã sim, porque ainda que a Auditoria esteja prevista na Constituição Federal de 1988, a tal não ocorre, implicando numa alienação em relação ao assunto. Poucos sabem que as consequências desta dívida estão (infelizmente) enraizadas nos problemas sociais do país, impedindo os nossos direitos humanos.
Essa palestra ocorreu durante o período de greve, em maio de 2011, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e já foi reproduzida aqui no Blog PETCOM, mas a trago de novo para o PETiscos para destacar a importância de se fazer um melhor conhecimento da realidade, buscando uma mobilização consciente e ações concretas.
E claro, a “blindagem” não se resume apenas aos dados exibidos neste vídeo: no site oficial da Auditoria Cidadã da Dívidahá mais palestras, artigos, estudos, documentos oficiais, além de um dividômetro exposto na página principal. Está na hora de aceitar que estamos envolvidos nisso diretamente; melhor dizendo, estamos sendo afetados por todos esses assuntos que acreditamos que estão longe de nós. Mas a única coisa que nos mantêm longe é apenas a nossa ignorância. Hora de acordar.
(Dica de Jéssica Amorim, via disciplina de Política de Comunicação no Brasil do 4º período de Jornalismo da UFAM, ministrada pelo Prof. Antônio José Vale da Costa)
(Visited 3 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *