Contos de Poe: Berenice

Posted on Posted in Comunicação, Contos de Poe, Rádio, Ufam

Mais uma semana chega e aqui estamos para dar continuação à série Contos de Poe, trazendo nessa quarta-feira mais um dos famosos contos desse autor: Berenice.

Mas antes que você possa ouvir esse conto, você sabe que tipo de gênero literário Edgar Allan Poe escrevia? Ele é bastante conhecido por suas obras envolverem o mistério e o macabro, sendo essas grandes características da Literatura Gótica. Claro, Poe ousou bastante ao misturar ficção e romance policial em meio aos seus contos de horror. Temas macabros, atmosferas aterrorizantes e influências góticas fazem parte das obras-primas escritas por Poe, como o poema O Corvo e os contos O Gato Preto, A Queda da Casa de Usher e Berenice.

Allan Poe trata de um estilo gótico, que durante muito tempo, na época do Iluminismo, se identificou como um estilo que lembrava uma época histórica denominada pelo fanatismo religioso e pela superstição, cenário tão bem retratado por várias pessoas. O gótico não é apenas uma opção de estética, e sim uma mistura entre surrealismo, romantismo e estilo medieval. O estilo gótico tem suas origens nos Tempos Medievais  dos séculos XIII e XIV, ligado também a arquitetura presente em lugares como igrejas e catedrais. O gótico cultiva a depressão, utiliza a arte, a musica, e a literatura para expressar suas decepções tanto amorosas quanto da vida, sua opinião sobre o mundo e sobre as coisas que ninguém se importa, ou ainda para criticar aquilo que o incomoda, geralmente o bem e o mal, uma vez que os dois possuem um grande papel para os adeptos do estilo gótico. Características que se encontram nas obras de Poe como o tão famoso O Corvo.

Este trabalho foi fruto de um trabalho feito pelos alunos de Jornalismo Irene Freitas, Felipe Libório, Mônica Dias, Marina Souza, Gabriel Machado e Marcus Cordeiro, em que o produto final foi este belo áudio contendo o conto de Poe, Berenice. Quer conhecer um pouco mais sobre esse escritor que fez história sendo diferente? Então está na hora de você ouvir logo o conto abaixo, vamos lá, dê o play!

[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/94382930″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Por Raisa Castro

(Visited 60 times, 4 visits today)
The following two tabs change content below.
Raisa Castro

Raisa Castro

Pseudo feminista. Insuportavelmente chata com fome. Agnóstica, usuária fiel de fones de ouvido, só funciona direito após as 10h da manhã. Apaixonada por todos os tipos de rock e por séries, mesmo que não tenha todo o tempo que gostaria para dedicar aos dois. Ama esportes mas não pratica nenhum, porém sonha em trabalhar para o seu time de coração. Estudante do 5º período de Relações Públicas e petiana desde abril de 2012.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *