Contos de Poe: “Manuscrito Encontrado Numa Garrafa”

Posted on Posted in Contos de Poe

É quarta-feira, dia de mais um post totalmente dedicado ao nosso autor semanal, Edgar Allan Poe.

Hoje é dia de falar um pouco sobre como Edgar é retratado pelas séries televisivas. Podem ter certeza, são diversas as referências que as séries fazem a ele. Séries que têm a temática de investigação como CSI, Histeria! e Homicide, entre outros gêneros televisivos, como Castle, Sabrina, a Feiticeira e um episódio bem inusitado de Os Simpsons, são grandes exemplos de como a figura de Poe ainda é bastante utilizada na televisão e no meio do entretenimento. Porém, escolhi duas séries, uma nacional e outra internacional, para enfatizar e também recomendar a todos.

A primeira, Contos do Edgar, série brasileira inspirada em Edgar Allan Poe. Essa série é uma produção da Fox e da O2, empresa do famoso Fernando Meirelles. Tendo como diretor-geral Pedro Morelli, a série investe na contextualização dos contos do próprio Poe ao século atual, e utiliza como cenário a grande São Paulo. Já considerada sucesso, a série, que estreou esse ano, é exibida todas as terças, as 22:30h (horário de Brasília), na Fox. Vale a pena dar um conferida nesse trabalho incrível. Aqui abaixo, coloco uma prévia para deixar apenas o gosto.

A segunda é uma série americana chamada The Following. Embora não seja uma série que foque nos contos ao pé da letra, The Following apresenta vários elementos típicos das obras de Poe. Em diversos momentos, os próprios personagens da série repetem trechos de contos, pois a série conta a história de um serial killer (Joe), que é professor de literatura e extremamente fascinado pela vida e morte de Poe; logo, quando comete seus crimes, deixa vestígios da literatura descrita por Edgar, fazendo dessa sua “assinatura”. Essa série já chegou ao final de sua primeira temporada, com 10 episódios, mas já foi confirmada para a sua segunda temporada, que estreará apenas ano que vem. Para os que ficaram curiosos, aqui vai um pequeno trailer de outra série fantástica, que merece estar na sua lista de favoritos.

Esta semana, iremos ouvir o conto “Manuscrito Encontrado Numa Garrafa”, fruto do trabalho em grupo dos alunos Diego Toledano, Rafaela Duarte, Sarah Lyra, Sérgio Victor, Thaís Teófilo e Tiago Melo. Garanto que não vai se arrepender de ouvir, hein!

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/95464530″ width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Por Raisa Castro

(Visited 88 times, 3 visits today)
The following two tabs change content below.
Raisa Castro

Raisa Castro

Pseudo feminista. Insuportavelmente chata com fome. Agnóstica, usuária fiel de fones de ouvido, só funciona direito após as 10h da manhã. Apaixonada por todos os tipos de rock e por séries, mesmo que não tenha todo o tempo que gostaria para dedicar aos dois. Ama esportes mas não pratica nenhum, porém sonha em trabalhar para o seu time de coração. Estudante do 5º período de Relações Públicas e petiana desde abril de 2012.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *