[Redes] Que tal pescar um pouco?

Posted on Posted in Amazônia, Redes

No Amazonas, é muito comum a presença de redes de pesca, seja como trabalho, desenvolvidas pelos chamados ribeirinhos, ou até mesmo como lazer. Pra quem não sabe, essa atividade é muito importante na sustentabilidade da população que não mora na capital amazonense.

Antigamente, logo no início, os índios da região Norte utilizavam como materiais de pesca o arco e flecha, anzóis mais suas varas de pesca, e a rede era útil somente nas tribos de outras regiões do país. No entanto, não demorou muito para que os índios de nossa região aderissem a essa outra prática de pesca.

Pode-se encontrar, voltando mais para o lado da pesca, seus quatros tipos: pesca comercial, pesca industrial, pesca de peixes ornamentais e pesca de subsistência. Na Amazônia, o número de peixes estima-se em 1,5 a 6 mil espécies. Os mais conhecidos e procurados pela população do Amazonas são o pirarucu, o tambaqui, o pacu, matrinxã, jaraqui, tucunaré, pescada, entre outros. A variação do nível das águas dos rios é de suma importância para a rede de pesca. Elas variam-se em quatro fases: enchente, cheia, seca e vazante.

As redes de pesca apresentam-se em quatro tipos básicos. Temos as:

• Redes de arrasto – têm a forma de um saco, e conforme é puxada para cima, seja pelo homem ou por máquinas, os peixes ficam presos dentro da rede;

Redes de emalhar – os peixes ficam presos nesse tipo de rede porque elas são colocadas nas extremidades do rio, ou numa distância considerável entre quatro pontos, formando muitas vezes formas retangulares. Como são postas em locais onde há possíveis cardumes de peixes, eles ficam todos presos, sem saída;

Redes de cerco – é parecido com a rede de emalhar, sendo que sua forma apresenta-se como num círculo, formando um cerco na captura dos peixes;

Redes de tarrafa – essa é a rede que se costuma jogar no rio pelos pescadores. Pra isso, é necessária técnica para melhor captura de peixes. A técnica de baseia numa abertura correta da rede, para que os peixes fiquem presos, retidos.

Deu até vontade de pescar agora, não? Então, agora, quando você for pescar, utilizaria uma vara com anzol ou arriscaria um tipo das redes de pesca? Se for pra escolher, eu prefiro as redes de cerco, já que eu só colocaria a rede nas extremidades certas e tiraria um cochilo ou até mesmo faria uma boa leitura na rede do barco, que tal?

Por Swênnya Azevedo

(Visited 53 times, 4 visits today)
The following two tabs change content below.
Swênnya Azevedo

Swênnya Azevedo

Há cinco aninhos nessa tal de Ufam, e mesmo assim, já tô sentindo falta. Canceriana chatinha e mandona, mas compreensiva e carinhosa. Amo a ideia de me tornar relações públicas, só que algo ainda me persegue e me deixa agoniada: a monografia! Estudante do 9º período de Relações Públicas e petiana desde abril de 2012.
Swênnya Azevedo

Posts Mais Recentes por Swênnya Azevedo (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *