Pesquisador Eduardo Morettin realiza palestra e lançamento de livro na UFAM

Posted on Posted in audiovisual, Cinema, Comunicação, cultura, Ufam, Universidade

Esta semana, a Universidade Federal do Amazonas, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM), abriu as portas para a visita do pesquisador Eduardo Morettin, professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Na última quarta-feira (3/7), no Auditório Rio Negro (ICHL/UFAM), Morettin ministrou uma palestra em que explorou um  panorama histórico do cinema, focando em seu novo livro, “Humberto Mauro, Cinema, História”, que foi lançado ao fim do evento. A obra em questão aborda o trabalho do cineasta que dá nome ao livro, e faz uma análise de dois de seus filmes (O Descobrimento do Brasil e Os Bandeirantes) em uma perspectiva histórica.

Durante a palestra, Morettin mostrou o quanto domina vários de seus conhecimentos: afinal de contas, o professor é graduado em História, mestre em Artes, doutor em Ciências da Comunicação e trabalha na área de Cinema e História, além de ser um dos conselheiros da Cinemateca Brasileira e do Instituto de Estudos Brasileiros. O pesquisador expôs brevemente temas como o cinema como instrumento ideológico e ferramenta educativa, e comentou trechos dos filmes No Paiz das Amazonas, de Silvino Santos, pioneiro do cinema amazonense, e O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro. Ao fim do palestra, ainda houve tempo para um breve debate envolvendo outros pesquisadores amazonense de audiovisual, como Sávio Stoco, Susy Freitas e Gustavo Soranz.

Eduardo Morettin também comentou sobre sua nova pesquisa acadêmica, que se volta para o cinema e memória em exposições internacionais, e ressaltou a importância das pesquisas na área de audiovisual: “O que eu aprendi com o Ismail [Ismail Xavier, crítico e estudioso de cinema], é que é preciso recuperar a dimensão estética do filme, e para isso é necessário saber e estudar a linguagem cinematográfica e suas teorias”. A Prof.ª Dr.ª Mirna Feitoza, coordenadora do PPGCCOM, agradeceu a participação de Morettin, e também frisou que “nós temos essa sede e necessidade de conhecimento em audiovisual, e por isso sua presença é essencial para continuarmos pensando e expandido nossas pesquisas na área”.

Além do lançamento de seu livro, Morettin também participou de outras atividades durante sua visita na UFAM. No dia 2 de julho, pela manhã, o professor integrou a banca examinadora da defesa de Mestrado da pesquisadora Susy Freitas, que apresentou sua dissertação “Crítica expandida: um estudo do espaço acústico da crítica cinematográfica na web”, orientada pela professora Mirna Feitoza. Já à tarde, ele compareceu ao encontro sobre pós-graduação em Comunicação na Região Norte, com a presença de alunos e professores do PPGCCOM.

Por Gabriel Oliveira

Foto: Anna Batista

(Visited 9 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Gabriel Oliveira
Incapaz de tirar selfies boas, e muito bom em fingir que sabe de alguma coisa. Finalista do curso de Jornalismo e petiano de agosto de 2011 a abril de 2014.
Gabriel Oliveira

Posts Mais Recentes por Gabriel Oliveira (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *