Pioneiros e empreendedores do Brasil

Posted on Posted in cultura, eventos

Desde o dia 6 de junho, no Centro Cultural Palácio da Justiça, a exposição Pioneiros & Empreendedores: A saga do desenvolvimento no Brasil apresenta a trajetória de 24 empresários que foram os maiores empreendedores do país. Quem idealizou a exposição foi o professor da faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Jacques Marcovitch.

O mais interessante desse trabalho é a forma na qual ele está sendo exibido. Ao mesmo tempo em que se é abordado sobre os empreendedores, há também uma contextualização histórica do Brasil. Dividida em quatro partes, a exposição tem suas informações datadas a partir do ano de 1822, no Brasil ainda monárquico; a segunda parte começa a ser contada no ano de 1989, com a Primeira República; em seguida vem a terceira parte, com a Era Vargas no ano de 1930, e por último o Brasil Contemporâneo, no ano de 1945.  Em meio à apresentação, relaciona-se o cenário político e socioeconômico do Brasil com as figuras dos personagens pioneiros e suas ações. Destacam-se os grandes nomes dos homens que ajudaram a estruturar o país, principalmente quando o Brasil passou por mudanças significativas como a Lei Áurea de 13 de maio de 1988, as diversas manifestações e movimentos populares no Regime Republicano, o governo ditatorial de Getúlio Vargas, o Regime Militar e as Diretas Já.

Esses pioneiros eram empreendedores nas mais diversas áreas de atuação do Brasil. Trabalhavam na agricultura, comércio, ampliação de negócios, vias de transporte, financiamentos, créditos, bancos, energia, infraestrutura, mineração, indústria, educação, e claro, comunicação.

Na sexta-feira passada, eu e minha turma do 7° período de Relações Públicas fizemos uma visita orientada por um dos historiadores do projeto. E acreditem, é muito interessante toda a carga cultural da exposição. A visita fez parte de uma atividade da disciplina Técnica de Relações Públicas, ministrada pela professora Aline Lira. Pioneiros & Empreendedores: A saga do desenvolvimento no Brasil já passou nas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza. Aqui em Manaus terá visitação até o dia 4 de agosto de 2013. Pra quem se interessou e não sabe onde é ao certo, o Palácio da Justiça localiza-se na Av. Eduardo Ribeiro, 833, no Centro. A exposição acontece de terça a sábado, das 10h às 17h, e também no domingo, das 17h às 21h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser encontradas no site: http://pioneiroseempreendedores.com.br/

Quem são eles?

Pioneirosa1

Os Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita, Leon Feffer, Barão de Mauá, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermínio de Moraes, Gerdau-Johannpeter, os Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz.

(Visited 41 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Swênnya Azevedo

Swênnya Azevedo

Há cinco aninhos nessa tal de Ufam, e mesmo assim, já tô sentindo falta. Canceriana chatinha e mandona, mas compreensiva e carinhosa. Amo a ideia de me tornar relações públicas, só que algo ainda me persegue e me deixa agoniada: a monografia! Estudante do 9º período de Relações Públicas e petiana desde abril de 2012.
Swênnya Azevedo

Posts Mais Recentes por Swênnya Azevedo (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *