Exposição “Japão: Reino dos Personagens” chega a Manaus

Posted on Posted in arte, cultura, cultura pop, quadrinhos, Televisão

Quando se pensa no Japão e na distância em relação à América, é comum imaginar que a cultura pop oriental seja um pouco desconhecida entre os brasileiros e o resto do mundo. No entanto, muitos personagens fizeram sucesso mundial nos últimos 60 anos – e a exposição “Japão: Reino dos Personagens” vem a Manaus, a partir do dia 13 de outubro, para provar que os desenhos são mais famosos do que se imagina. Após passar por vários países da Europa, Ásia, Oceania, a exposição chega, finalmente, à América Latina. A exposição já passou por São Paulo, Curitiba e Recife, e ainda passará por Belém, Brasília e Rio de Janeiro.

Mesmo não sendo um fã assumido da cultura japonesa, é quase impossível negar que esses personagens fizeram parte da nossa infância. Por mais distante que essa cultura possa estar da vida de cada um, certamente muitos irão se identificar com a história ali contada.  Ultraman, Pokémon (Pikachu), Astroboy e Tarepanda são alguns personagens que fizeram parte da infância de muita gente e que serão encontrados na mostra.

A exposição tem como proposta examinar as circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição do povo japonês pelos personagens e também tece caminhos acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo. “A existência de produtos com esses personagens é ainda mais significativa. Juntamente com itens comuns como bichinhos de pelúcia e artigos de papelaria, esses produtos englobam uma enorme e variada gama de itens, desde acessórios de moda e artigos de uso diário a anúncios e serviços. Ao longo de cada período, a extensão e a variedade desses itens aumentaram de modo a abranger todas as facetas da vida dos japoneses. Outro aspecto importante é a mudança dos perfis de consumo: de crianças para adultos, de uso familiar para pessoal, de entretenimento para suprimento de necessidades psicológicas”, afirma Hiroyuki Aihara, presidente da Character Research Institute Co. Ltd, no folder do evento.

A exposição, que está dividida em quatro partes, apresenta ambientes que contam um pouco da história de cada personagem em várias abordagens e de diversas formas, como através de filmes, painéis, miniaturas e esculturas. A mostra tem entrada franca e será aberta ao público entre os dias 13 e 22 de outubro, no Centro Cultural Palácio da Justiça, nos seguintes horários: de terça a quinta, de 13h às 17h; sexta, de 10h às 17h, e domingo, de 17h às 21h.

Por Daniella Lima

(Visited 1 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Daniella Coriolano

Daniella Coriolano

Estudante do 7º período de Jornalismo e petiana desde abril de 2012.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *