PETiscos #47

Posted on Posted in PETiscos

Aqui estamos nós, na nossa 47ª edição (a um passo do cinquentenário, rs), prontos para agregar mais ao seu camarote e à sua vida com essas dicas de cinema, literatura e até de ilustrações. Vem cá ver, vem:

Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio De Sica

ladroes-de-bicicleta_01

A dica de hoje é um pouco diferente, e vai especialmente para os amantes de clássicos e filmes em preto e branco: Ladrões de Bicicleta, de Vittorio De Sica.

Ladrões de Bicicleta conta a história de Antonio Ricci, um pai de família que após dois anos desempregado consegue um emprego. Só que esse emprego lhe pedia como obrigação uma bicicleta, que na época só as pessoas com um melhor poder aquisitivo tinham. Depois de juntar suas economias, ele enfim compra a bicicleta, mas no decorrer do filme ela é roubada. A desesperada busca é pretexto para uma crônica da Itália em crise no pós-guerra e, principalmente, o retrato de uma relação entre pai e filho. O filme é um dos clássicos do cinema neorrealista italiano, movimento criado após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de denunciar o fascismo e as mazelas da época através do cinema. O longa-metragem conta com as características típicas do neorrealismo, como cenários reais e atores não profissionais. É um filme que vale a pena assistir, pois foi produzido com o intuito de denunciar em uma época repleta de censura, e vai muito além de bilheteria e prestígio.

(Dica da Joana Rebouças)

De volta ao mundo de Harry Potter

harry potter mary grandpré (1)

Saiu no Catraca Livre um post muito legal sobre ilustrações até então não divulgadas das histórias do bruxinho mais famoso da nossa geração: Harry Potter. As ilustrações, tanto das versões americanas do livro quanto das brasileiras, foram feita pela mesma pessoa, a artista norte-americana Mary GrandPré, responsável também por ilustrações de outros livros infantis.

Imagino que muita gente tenha lido todos os livros da coleção e surtado com cada filme, além de ter se emocionado bastante com o fim da saga. Então que tal matar um pouco da saudade desse universo que encantou muitos de nós? Para ver mais é só acessar o link do Catraca Livre.

(Dica da Hannah Veras)

O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne

O menino do pijama listradoNo meu último PETisco falei de como me interessava por filmes com a temática nazista, mas, como se nota, não é somente por filmes, mas sim livros ou qualquer outro material referente ao tema. NÃO, gente, eu não sou nenhuma amante de Hitler ou coisa do tipo, eu só acho realmente muito interessante e, neste caso, bem melhor que o filme, já que lendo podemos imaginar do nosso jeito.

De John Boyne, o livro conta a história da família de Bruno, um menino de nove anos que se muda de Berlim para uma casa nas proximidades de um campo de concentração, já que seu pai é um oficial de alta hierarquia do governo de Hitler. E como crianças são curiosas, andando pelos arredores ele acaba chegando nesse campo e conhece um menino que usa sempre um pijama listrado e mora lá. Eles se tornam amigos através de uma cerca que os separa e essa amizade só faz amadurecer, mesmo com toda a diferença que existe entre eles. Já li milhões de vezes e me emociono em todas elas. Um livro simplesmente incrível e envolvente! Se você começar a ler, tenho certeza que só irá parar no final.

(Dica da Marina Ribeiro)

(Visited 6 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *