É tudo questão de educação – apenas uma reflexão

Posted on Posted in reflexão, sociedade

Praticamente todos os dias, quando abro o Facebook, me deparo com algum barraco online por qualquer motivo que seja. Às vezes, de tanto estar cansada de ver coisas negativas, passo os olhos sem dar muita importância. Mas de vez em quando me pego acompanhando pessoas furiosas, usando um palavreado muito, muito (muito!) baixo, jurando o outro de morte, transbordando selvageria. O último acontecimento desse tipo foi o recente caso da “descontrolada do Habib’s”.

No caso da moça do Habib’s (como prefiro dizer), o número de pessoas jurando morte à mulher e mandando que ela fosse embora do estado era tão grande que em muitos momentos eu mesma me senti intimidada a dar qualquer opinião. No fim das contas, soltei o verbo e defendi o que eu acho: é tudo questão de educação. Não só nesse caso específico, mas também em centenas de outros casos.

É tudo questão de educação. De quem está envolvido nos barracos, de quem dá o ar da graça apenas para inflamar a confusão, de quem chega até mesmo só para criticar esses dois grupos, mas o faz xingando e falando o que bem pensa, sem filtro e sem preocupação. Muitas vezes parei para refletir e sempre chego à mesma conclusão: o mundo é esse mundo porque todos os comportamentos ruins já são vistos simplesmente como comportamentos comuns. Mas o que é comum não é necessariamente bom, não é?

Falta também generosidade, consideração pelo outro até mesmo no nível “somos todos seres humanos, vamos nos respeitar”. Não é clichê, não é surreal… É um “bom dia”, um sorriso, um segundo para pensar antes de disparar qualquer coisa que, se repensada, vai ser vista como algo que não cai bem. Ninguém precisa ser apático, ninguém precisa conversar com todo mundo e o tempo todo, mas se todo mundo resolver se maltratar ou escolher um caminho mais egoísta… acredito que todo mundo vai se matar.

É um reflexão simples em um texto curto, mas me sinto bem divulgando o que penso e, quem sabe, contribuindo para que ao menos hoje alguém seja MAIS HUMANO.

Por Hannah Veras

(Visited 16 times, 3 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *