Faces da Amazônia: Raízes Manauaras

Posted on Posted in Amazônia, audiovisual, Cinema, história, Intercom, Jornalismo

É com grande prazer que o PETCOM dá inicio a uma nova série de matérias especiais. A cada semana, traremos pequenas histórias baseadas em livros que narram a cultura amazônica e sua história em plataformas diferentes, como o audiovisual, a fotografia, a radionovela, entre outros. Os trabalhos, desenvolvidos pela turma do 4º período de Jornalismo da Ufam, foram propostos pelo Prof. Msc. Allan Rodrigues, que fez com que os alunos apresentassem, a partir de literaturas que falam sobre os aspectos histórico, social, politico e cultural da região, produtos com diferentes visões sobre um mesmo tema.

Ao todo, foram desenvolvidos cinco trabalhos, em formato de audiovisual, fotonovela, ensaio fotográfico, revista e radionovela. E para começar apresentaremos a produção dirigida e roteirizada pelo estudante Nicolas Thainer, “Raízes Manauaras”, que contou com um elenco de mais de 15 atores, que cooperaram com a produção, além de sua equipe composta pelas alunas Synde Libório, Joana Rebouças, Marcela Leiros e Andriella Evellyn.

O filme se trata de um conjunto de histórias narradas romanticamente por um professor manauara que volta à sua terra para apresentar um trabalho sobre o processo de miscigenação no Amazonas. A história logo se torna interesse de sua namorada, que o acompanhava na viagem e passa a ser a principal ouvinte das narrativas.  O curta é baseado no livro Complexos da Amazônia, do médico e escritor brasileiro Djalma Batista, e conta, assim como o original, os vários aspectos que resultaram na miscigenação dos povos que migraram para o estado do Amazonas.

A produção superou as expectativas da própria equipe, que, sem equipamentos adequados para o trabalho, improvisou com o que pôde. “O processo de produção foi muito marcante pra mim, pois tínhamos poucos recursos à nossa disposição. Algumas cenas internas eram necessárias e não tínhamos equipamentos de iluminação, por exemplo. Mesmo assim, não desistimos da ideia e resolvemos confeccionar nossos próprios equipamentos. Pegamos algumas lâmpadas fluorescentes, fios, interruptores de abajur, caixas de sapato, plugues machos e papel alumínio para fazer as softboxes. Também construímos um dolly slider com alguns parafusos, madeira e cano de ferro com outro de PVC. Além disso, resolvemos incluir o máximo de elementos, tanto é que no filme podemos ver efeitos em 3D, jogo de espelhos, stop motion, entre outros”, relata Nicolas, que defenderá o trabalho no Expocom 2014 na Universidade Federal do Pará, em Belém, na próxima semana.  Confira a produção que promete fazer Belém tremer:

Por Daniella Lima

(Visited 25 times, 2 visits today)
The following two tabs change content below.
Daniella Coriolano

Daniella Coriolano

Estudante do 7º período de Jornalismo e petiana desde abril de 2012.

Comentários

pessoas comentaram

One thought on “Faces da Amazônia: Raízes Manauaras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *