Família de bodós é protagonista de novo espetáculo teatral

Posted on Posted in Teatro

A recém-lançada Soufflé de Bodó Company estreia seu primeiro espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 2/3, a partir das 20h. “Casa de Franciscos, quem nasce Antônio é rei” será apresentado no palco do Sinttel (na rua Comendador Alexandre Amorim, 392, em frente à igreja da Aparecida), onde ficará em temporada até o mês de maio, sempre às quartas-feiras. Os ingressos serão vendidos somente na bilheteria ao valor único de R$ 10.

A peça, que tem texto e direção de Francis Madson e conta com os atores Denis Carvalho, Israel Castro e Felipe Maya Jatobá no elenco, recorre à ideia de cardumes – no caso, de acari-bodós – para abordar a história de uma família que é forçada a se mudar e, por isso, passa a enfrentar problemas de adaptação. “É a partir daí que todos os conflitos são gerados, tudo dentro de um seio familiar muito bem estabelecido”, conta Madson.

Segundo o diretor e dramaturgo, a figura do bodó foi escolhida por sua imagem provocativa: “Ao mesmo tempo em que produz interesse, provoca rejeição”, completa. O espetáculo está em processo desde dezembro do ano passado e foi motivado pelo interesse do grupo em desenvolver um trabalho independente de recursos via mecanismos de financiamento público, como os editais, recebendo apenas o apoio do Sindicato de Telecomunicações do Amazonas (Sinttel/AM) e da Associação Amazônia Arte-Mythos.

“Casa de Franciscos…” também representa uma mudança na forma como Madson escreve suas peças. Natural de Porto Velho, mas radicado em Manaus, o diretor assume a procura por um modo próprio de escrever e falar sobre o homem amazônico dentro do seu fazer dramatúrgico.

“A minha dramaturgia passou por três processos, que a influenciaram e radicalizaram completamente. O mais recente aconteceu após o meu contato com os diretores Marcio Abreu (Cia. Brasileira de Teatro/PR) e Fabiano de Barros (Teatro de Extremos/RJ) durante o ano de 2013. Desse encontro nasceu o texto ‘Obevandiva’, ainda inédito, que é a primeira parte de uma tetralogia sobre a família, da qual ‘Casa de Franciscos…’ faz parte”, explica.

Projetos da companhia

casa de franciscos quem nasce antonio é rei (4)

A presença do bodó no nome da companhia vem da mesma relação entre interesse e rejeição presente no espetáculo. “À medida que fomos construindo a peça, também amadurecemos um pensamento que desembocou na criação da própria companhia. Ela também é uma atitude política no sentido de assumir a identidade do homem amazônico”, revela o diretor da Soufflé de Bodó Co.

Além disso, o grupo pretende promover o intercâmbio entre a cidade natal de Madson e a que ele escolheu pra viver. “Os trabalhos serão realizados nas duas cidades de forma colaborativa enquanto processo criativo, mas independentes na sua gestão”, esclarece.

Por aqui, o próximo trabalho a estrear, no mês de junho, é a peça infanto-juvenil “Herói”, escrita pelo dramaturgo em 2010. Em Rondônia, por sua vez, já está em processo o espetáculo “Boi de Piranha”, sobre os soldados da borracha, com previsão de estreia também para junho.

Na área da dança, Francis vai apresentar em breve em Manaus a performance “Curuminzado”, que estreou no mês de março durante o lançamento nacional do Palco Giratório, em Porto Velho. O curta “No céu da boca encostou Saturno” é o projeto da companhia para o setor do audiovisual – o filme está sendo produzido em parceria com a Artrupe Produções Artísticas.

casa de franciscos quem nasce antonio é rei (1)FICHA TÉCNICA

Elenco: Denis Carvalho, Israel Castro e Felipe Maya Jatobá
Provocador e texto: Francis Madson
Designer: Alessandra Pin
Fotógrafa: Fabiele Vieira

SERVIÇO

O quê: Estreia do espetáculo “Casa de Franciscos, quem nasce Antônio é rei”, da Soufflé de Bodó Company
Onde: Sinttel (rua Comendador Alexandre Amorim, 392, em frente à igreja da Aparecida)
Quando: 2 de abril (estreia) e todas as quartas-feiras de abril e maio (temporada), às 20h
Quanto: R$ 10 (valor único)
Informações: (92) 8201-1229

(Visited 11 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

One thought on “Família de bodós é protagonista de novo espetáculo teatral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *