Encontro Nacional de Educação (ENE) acontecerá no começo de agosto

Posted on Posted in educação, Universidade

Entre os dias 8, 9 e 10 de agosto acontecerá, no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional de Educação (ENE). O encontro tem como objetivo debater e construir uma proposta de projeto de educação para o país, que priorize a educação pública e aponte as debilidades do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado nos últimos meses.

Para uma melhor organização das demandas locais relacionadas à educação, o ENE começou construindo o encontro pela base. Foram idealizados encontros regionais e estaduais preparatórios para o evento em diversos cantos do país, inclusive no Amazonas. A Etapa Estadual Amazonas, formada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica no Amazonas (Sinasefe-AM), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) e Assembleia Nacional de Estudantes Livre (Anel), foi realizada nos dias 25 e 26 de julho, no auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no Centro. O encontro procurou focar o debate em três eixos: financiamento da educação pública, democratização da educação e acesso, permanência e passe-livre.

Professor Antônio José e a professora Ângela Siqueira.
Professor Antônio José Vale da Costa (Ufam) e a professora Ângela Siqueira (UFF).

A abertura da etapa estadual, que ocorreu na sexta-feira (25/7), foi marcada pela palestra “Análise Crítica dos PNEs no Contexto da Crise da Educação”, apresentada pela professora Ângela Siqueira, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a palestra, a docente explicou sobre os PNEs desde a década de 1990 e falou sobre a qualidade reducionista do governo, que tira a autonomia do professor, desvaloriza o profissional da educação e amplia recursos para o setor privado.

Já no segundo dia (26/7), foi feito um grupo de discussão para debater sobre os três eixos principais, e assim, foi definida uma série de propostas para a educação pública, que será encaminhada para a organização nacional do evento.

Grupo de discussão.
Grupo de discussão.

Por Joana Rebouças

(Visited 5 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Joana Rebouças

Joana Rebouças

Uma revolucionária tímida, mas cheia de histórias pra contar. Estudante do 6º período de Jornalismo e petiana desde agosto de 2013.
Joana Rebouças

Posts Mais Recentes por Joana Rebouças (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *