“Primeiro Quarto”: espetáculo sobre a procura incessante pelo amor estreia nesta quinta

Posted on Posted in Teatro

Na próxima quinta (4/9), o grupo de teatro amazonense Cartolas Produções estreia o espetáculo “Primeiro Quarto”, que fala da procura pelo amor e de como esta busca é, por vezes, uma fuga de si, do outro e do mundo. A apresentação vai acontecer no Sinttel (Rua Alexandre Amorim, 127, Centro), às 20h.

IMG_9942-2O trabalho tem direção de Danilo Reis e conta no elenco com Allícia Castro e Jean Palladino, que assina o texto da peça. O espetáculo põe em jogo as relações afetuosas de um homem e uma mulher que habitam o mesmo espaço, mas se desencontram entre os desejos e desprazeres da relação a dois. Do simples ato do beijo às discussões ferozes, da ausência física aos carinhos exacerbados, a obra teatral carrega uma dramaturgia absurda – característica explorada nos textos de Palladino –, o que não necessariamente implica em uma cênica irreal. Muito pelo contrário: o naturalismo foi o caminho encontrado para dar forma às atuações, figurinos, maquiagens e iluminação, para fazer um contraponto ao exagero do texto. A peça tem um cenário de espaço curto, quase claustrofóbico, comprimindo a movimentação dos atores, que recebem a plateia frente a frente e têm a oportunidade de partilhar das sensações alheias. Uma grande brincadeira entre o fictício e o real, entre as emoções teatralizadas e as vivências dos artistas que participaram da montagem.

É a primeira vez que Danilo Reis se arrisca na direção de um espetáculo. Ele, além de produtor cultural, já atuou em companhias da cidade de Manaus, se experimenta no processo de escrita para teatro e pesquisa a arte da palhaçaria. Aliás, foi a partir dessas experiências com palhaços que o diretor sugeriu ao elenco de “Primeiro Quarto” que o trabalho envolvesse essa vertente artística, visto que Allícia e Jean também possuem experiência no ramo da palhaçaria. Para Reis, o estudo para se tornar palhaço está ligado ao envolvimento com o eu, a individualidade e a personalidade de cada um, e esse é o cerne deste espetáculo, que visa descobrir como as palavras, ações e emoções escritas no texto podem e precisam ser vividas por quem dirige ou atua.

Além dos três, a equipe também é composta pela bailarina e coreógrafa Hamyle Nobre, que fez a preparação corporal; o ator Victor Kaleb, que fez a preparação vocal; e o ator e diretor Francis Madson, que colaborou no figurino e prestou assistência de visual.

“Primeiro Quarto” pretende ficar em temporada durante todo o mês de setembro, no mesmo espaço e horário da estreia. Além disso, há planos futuros para o trabalho, como apresentá-lo em residências particulares em outras zonas de Manaus e levá-lo também para outras cidades do Brasil.

Pra quem quer ter mais uma ideia de como vai ser o espetáculo, confira o teaser de um ensaio abaixo:

IMG_0026-2SERVIÇO

O quê: Espetáculo “Primeiro Quarto”
Quando: 4/8 (quinta), às 2oh
Onde: Sinttel – Rua Alexandre Amorim, 127, Centro (em frente à Igreja da Aparecida)
Quanto: R$ 10,00 (ingresso único)

Por Jéssica Amorim
Fotos: Érika Guedes

(Visited 11 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Jéssica Amorim
Está tentando a vida no que a vida deixa, e no que não deixa também. Estudante do 7º período de Jornalismo e petiana desde junho de 2011.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *