Estamos de volta à Vila de Paricatuba!

Posted on Posted in Comunicação, educação, Ufam

Ontem (30/10), no primeiro dia do projeto de extensão 2014 Paricatuba em Audiovisual, petianos, professores e alunos voluntários  do Departamento de Comunicação Social (Decom) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM) iniciaram as atividades de oficinas e exibição de filmes para os alunos da Escola Municipal Professor Cícero Monteiro, com um público estimado em 76 participantes, na faixa etária de 5 a 16 anos.

A Vila de Paricatuba possui um importante valor histórico para o estado, sendo hoje um dos pontos turísticos mais visitados da região metropolitana de Manaus. Conhecida por suas ruínas e sua praia, após a construção da Ponte do Rio Negro que liga Manaus à Iranduba, a comunidade tem recebido um número elevado de visitantes e tem se preocupado cada vez mais em recepcionar de forma agradável àqueles que são atraídos por sua história e belezas naturais.

Por ser o primeiro dia da ACE, cada atividade teve início com a apresentação  dos objetivos do projeto pelos monitores (petianos, alunos dos cursos de comunicação da Ufam, mestrandos e professores do PPGCCOM) e instruções preliminares sobre as atividades a serem realizadas ao longo dos dois dias.

As oficinas desenvolvidas ontem foram de Fotografia, ministrada pelo mestrando Helder Mourão; de Audiovisual, ministrada pela mestranda Susan Monteverde e auxiliada pelo técnico em audiovisual Gleilson Medins; Desenho Arquitetônico, ministrada pelo mestrando Edilson; e a de Literatura, ministrada pelo Prof. Dr. Wilson Nogueira e auxiliada pelo Prof. Me. João Bosco Ferreira.

Fotografia
Oficina de fotografia.

A Oficina de Fotografia foi realizada pela parte da manhã, com 23 crianças de 6 a 8 anos, e pela tarde com alunos de 9 a 13 anos, e  teve por objetivo despertar o interesse pelo olhar fotográfico. Em sala de aula, numa roda de conversa, os alunos e monitores falaram sobre essa arte e sobre como produzi-la. Os alunos tiveram a tarefa de produzir fotografias que valorizassem, sob a perspectiva de cada um, as características do que viam ao redor da escola  e que retratassem seu cotidiano.

Audiovisual
Oficina de audiovisual.

Na Oficina de Audiovisual, as crianças com idade entre 9 e 10 anos participaram de dinâmicas e brincadeiras para exercitar a coletividade. Elas aprenderam noções básicas de audiovisual e foram para a área externa da escola para aprender a manusear uma câmera de filmagem.

Literatura
Oficina de literatura.

Na Oficina de Criação Literária, as crianças partilharam suas experiências com a leitura e os tipos de histórias com as quais tiveram contato, e aprenderam um pouco sobre os elementos de uma narrativa e sua importância para a criação de uma história para que, a partir disso, cada uma pudesse criar a sua própria.

Na Oficina de Desenho Arquitetônico, os alunos entre 15 a 16 anos foram incentivados a desenvolver a sensibilidade visual e aptidões para o desenho. Cada estudante realizou um trabalho de expressão visual de desenho arquitetônico, exercitando projeções gráficas em perspectiva considerando os elementos básicos de ponto, linha e plano sob a temática “Ruínas de Paricatuba”, utilizando a técnica aquarela sobre papel.

Infantil
Exibição de filmes infantis.
Documentários
Exibição de documentários.

Além das oficinas, ocorreu também a exibição de filmes. Para os menores, foram realizadas sessões de filmes infantis em que as crianças comentaram sobre o que gostavam de assistir e conversavam sobre os filmes exibidos. E para os maiores, foram exibidos os documentários Orai Pelas Almas, produzido na própria Vila, Contato, do Human Connection Project, e Ilha das Flores, dirigido por Jorge Furtado.

E, em paralelo a tudo isso, aconteceram ainda intervenções de atividade corporal com as crianças, em que elas praticaram alongamentos  e sua coordenação motora.

(Produzido pela equipe do Memória Petcom)

(Visited 8 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *