PPGCCOM lança o livro “Processos Comunicacionais – Tempo, Espaço e Tecnologia”

Posted on Posted in eventos, Universidade

Aconteceu ontem à noite (16/10), durante a programação do I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia: interdisciplinaridade, desafios e perspectivas (SIS), o lançamento do segundo livro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), intitulado Processos Comunicacionais – Tempo, Espaço e Tecnologia.

O I SIS tem a proposta de discutir, com professores e pesquisadores das instituições de Ensino Superior e institutos de pesquisa existentes na Amazônia e nos países que se encontram na fronteira com a Amazônia Brasileira, a interdisciplinaridade existente entre essas instituições em 16 anos de parcerias e a identidade das linhas de pesquisa que formulam as preocupações de seus cursos de pós-graduação atuais.

Resultado do trabalho realizado pelo PPGCCOM, programa vinculado ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), e organizado pelos professores Ítala Clay, Claudio Correia, Maria Emília Abudd e a Maria Sandra Campos, o livro reúne artigos que abordam “as estruturas em torno dos processos, das redes e dos dispositivos tecnológicos de interatividade utilizados por grupos sociais, plataformas digitais e estruturas em torno das redes de processos comunicativos na vida social”.

O evento de lançamento do livro Processos Comunicacionais contou com a presença de professores e alunos dos cursos de pós-graduação ligados ao Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), com as falas dos professores Simone Baçal, diretora do ICHL, Marilene Corrêa, coordenadora do PPGSCA, Prof.ª Dr.ª Mirna Feitoza, atual coordenadora do PPGCCOM, e o pró-reitor de Inovação e Tecnologia da Ufam, Prof. Dr. Gilson Monteiro.

Sendo a primeira a falar, a professora Simone Baçal ressaltou a importância daquele momento como um passo para se extrapolar os muros da universidade, estendendo os frutos da produção científica de qualidade para o meio social.

Para a coordenadora do PPGSCA, Marilene Corrêa, o lançamento do livro é mais um marco na cadeia de produção dos cursos de pós-graduação da Ufam, reafirmando a  interlocução regional e um amadurecimento em relação ao que é produzido em pesquisa científica nacionalmente.

A professora Mirna Feitoza aproveitou a ocasião para falar da importância do seminário como um momento de grande debate em torno da produção de cunho científico na Amazônia, agradecendo o envolvimento dos professores envolvidos na organização do livro pelo bom trabalho realizado por eles e dos alunos do Mestrado em Comunicação das turmas de 2012 e 2014 pela contribuição prestada por eles para a concretização do trabalho que resulta nessa segunda publicação do PPGCCOM.

E, dando fim às falas, o professor Gilson Monteiro parabenizou o PPGSCA por conseguir ultrapassar os limites da interdisciplinaridade e alcançar de forma bem sucedida a transdisciplinaridade, não reduzindo suas áreas de atuação à quantidade do que é produzido, mas sim na qualidade com que é avaliado.

Por Thaísa Lima

(Com informações das páginas dos programas PPGSCA e PPGCCOM da Ufam)

(Visited 89 times, 4 visits today)
The following two tabs change content below.
Thaísa Lima
"Um demônio de temperamento. Mas que mulher, meu amigo, que mulher!" ~ Ímpetos de escrever e comunicar com eloquência. Estudante do 3º período de Relações Públicas e petiana desde abril de 2012.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *