“Paricatuba em Audiovisual”: O Petcom se despede

Posted on Posted in audiovisual, fotografia, PETCOM, Universidade

Ufa! Deu trabalho! Mas a atividade realizada na Vila de Paricatuba na última semana, nos dias 30 e 31 de outubro, foi uma ótima experiência para os alunos integrantes do Petcom. A ACE (Atividade de Curricular de Extensão) “Paricatuba em Audiovisual” foi fruto do desejo do Petcom da Ufam de retornar à Vila que os recebeu, ainda no ano passado, para a realização do docudrama “Orai pelas Almas” produzido pelos, alunos de Jornalismo, que na época, cursavam o quarto período do curso.

A ideia era a realização de oficinas e intervenções para os alunos da Escola Municipal Professor Cícero Monteiro. E os petianos foram os monitores das atividades auxiliando cada coordenador com os estudantes que tinham idade entre 05 e 16 anos.

O segundo dia, com a mesma proposta do primeiro, deu continuidade às ações. Na oficina de Audiovisual, por exemplo, os estudantes participaram de uma dinâmica para incitar a coletividade e trabalho em equipe. Em três grupos, aprenderam sobre alguns equipamentos básicos de audiovisual e como manuseá-los em uma produção e, em seguida, apresentaram o roteiro de um curta metragem, escolhendo os personagens e as locações: as ruínas de Paricatuba, por se tratar de um filme de terror. Pela parte da tarde os alunos escolheram a melhor história produzida por eles no dia anterior, mas diferente do grupo da manhã, resolveram trabalhar com o gênero Drama e as locações escolhidas foram os arredores da escola.

Na oficina de Fotografia, tanto pela arte da manhã quanto pela tarde, as atividades foram desenvolvidas dentro da sala de aula. Pela manhã, os alunos apresentaram sua produção do dia anterior, fotografias que retratassem seu cotidiano, ao mesmo tempo em que comentavam as impressões que tiveram ao fotografar certo ambiente. Ao final, retrataram por meio de desenhos o que haviam achado dos dois dias de atividades. Pela tarde, os alunos do 5º ano expuseram as fotografias feitas por eles no dia anterior e discutiram sobre a Fotografia e seus tipos e, ao final, fizeram uma avaliação geral sobre o que desenvolveram nos dois dias de oficina.

As crianças que participaram da oficina de Literatura contaram as histórias que haviam criado e depois escreveram novas histórias utilizando o conhecimento que haviam aprendido no dia anterior sobre gêneros literários. Todas as histórias foram recolhidas para que fossem publicadas em um livro posteriormente. Para o Prof. Me. João Bosco, que participou como coordenador da Oficina junto ao Prof. Dr. Wilson Nogueira, a produção da turma superou as expectativas pelo fato da faixa etária das crianças, que era uma das turmas mais jovens. Pela parte da tarde, com estudantes mais velhos, cada um leu um livro (ou trecho) de uma história infantil e, depois o recontou à sua maneira. Ainda segundo o professor Bosco, “percebeu-se que as crianças têm facilidade de comunicação entre seus pares, porém grandes dificuldades em relatar suas histórias de vida. Escrevê-las exige um esforço ainda maior. Há exceções, obviamente, mas são raras.”

Como os alunos que participaram da oficina de Desenho Arquitetônico eram poucos, se juntaram àqueles da Seção de Exibição de Documentários. Eles assistiram à animação “Uma história de amor e fúria”, uma produção brasileira premiada em vários festivais, e comentaram suas impressões quanto ao filme. Lhes foi explicado sobre os grandes massacres e injustiças sociais retratadas na história e também a importância da mídia nos dias atuais.

Na seção de Exibição de Filmes Infantis houve uma intervenção de Expressão Corporal com as crianças de 05 a 08 anos, realizada pela petiana Thaís Caruta, com direito a música e brincadeiras. As crianças assistiram ao filme de animação “Hugo – O tesouro da Amazonia” e “ A onda – Resgate do peixe-boi”, comentaram o que mais lhes chamou atenção em cada um e como atividade final desenharam cartas aos pais e professores sobre o que acharam dos dois dias de oficina.

Gostou? Então confere aí a galeria de fotos dos dois dias de atividades do Petcom Ufam em Paricatuba. E aguarde, pois vamos contar mais um pouco sobre como foi tudo…

 

 

*Produzido pela equipe do Memória Petcom

(Visited 6 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *