Cine & Vídeo Tarumã no V Congresso Internacional de Geografia da Saúde

Posted on Posted in Cinema, eventos, saúde

A saúde é um dos pilares básicos na vida do ser humano e além disso, um direito do cidadão, em qualquer lugar do mundo. Nesse contexto, o V Congresso Internacional de Geografia da Saúde, com o tema “Geografia da Saúde: Ambientes e Sujeitos Sociais no Mundo Globalizado”, juntamente com Cine e Vídeo Tarumã realizam no período de 24 a 28 de novembro de 2014, uma programação especial, voltado para a preocupação da saúde e bem estar do mundo, com filmes que permeiam por esse tema. Os escolhidos foram: Epidemia, de Wolfgang Petersen; Muito Além Do Peso, de Estela Renner; e SOS Saúde, de Michael Moore.

Na segunda-feira (24) será exibido Epidemia, de Wolfgang Petersen. Sam Daniels (Dustin Hoffman) é coronel-médico do exército americano, além de ser o chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso.

 

Na quarta-feira (26), Muito Além Do Peso, de Estela Renner. O documentário Muito Além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. O filme é fruto de uma longa trajetória da Maria Farinha e do Instituto Alana na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.

 

O terceiro filme, SOS Saúde, de Michael Moore, será exibido na quinta-feira (27), fechando a semana. Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.

 

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.

(Visited 1 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Andréia Santos

Andréia Santos

“Amei as palavras e as odiei e espero tê-las usado direito.” (A Menina Que Roubava Livros). Levo mais tempo pra me definir do imaginava, mas esse é um problema desde o ensino fundamental, com aquelas redações do tipo “Quem sou eu?”. Fã incondicional de todas as palavras bonitas que existem no mundo, amo poesia, gente e tudo que envolve as duas coisas e mais um pouquinho. Queria ter nascido há algumas décadas. Teria compreendido Nietzsche e seria amiga do Vinicius de Moraes. Sonho em ser “uma menina com uma flor”. Estudante do 3º período de Relações Públicas e petiana desde agosto de 2013.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *