Human Connection Project 2014: “Glitch”

Posted on Posted in audiovisual, produtos PETCOM

Depois de quase três meses de produção, mais de 15 horas de gravação e muitas noites em claro no processo de edição, o vídeo “Glitch”, produzido por estudantes de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas, foi apresentado no II Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa, o Human Connection Project, que aconteceu em Sorocaba no último fim de semana. Esse ano o projeto apresentou  trabalhos de  11 universidades brasileiras que tinham o desafio de produzir um vídeo de curta duração com o tema “Connectivity and Disturbance”, que assim como na primeira edição, tiveram com o apoio imagens e sons selecionados pela coordenação do projeto.

Human Connection Project, que surgiu a partir do trabalho de pós-doutorado da professora Cecília Saito, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi idealizado pelo professor da Universidade de Harvard, Shigehisa Kuriyama, especialista em estudos interculturais. Em 2013, na sua primeira edição, a Ufam, através de um convite feito à Profª Drª Ítala Clay de Oliveira Freitas e ao Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCOM), foi a única instituição de ensino a representar o norte do país no projeto com o vídeo “Contato”, uma produção de cinco minutos que, ao final da competição, foi selecionada como um dos cinco melhores produtos.

Sediado pela Universidade de Sorocaba com palestras e exibições do vídeos ao público e apresentações do processo de criação de cada universidade, a segunda edição do projeto teve sua programação estendida para os representantes das universidades participantes. E começou um dia antes, na Pousada Salve Floresta, a 2 horas da cidade de Sorocaba.

Em uma completa imersão na temática do projeto, a conexão humana, os coordenadores, graduandos e pós-graduandos assistiram apresentações artísticas com estudantes de dança da Universidade Federal da Bahia, projeções de imagens com o Haiku Expandido, produzido em parceria do Prof. Dr. Almir Almas (USP) com a Profª Drª Clélia Mello (UFSC) e a palestras, uma delas com a fotógrafa e jornalista Profª Me. Inês Correa, que elaborou as imagens que fizeram do processo de criação dos trabalhos.

Overlaps desenvolvidos pela fotógrafa e jornalista Profª Me. Inês Correa

Produzindo “Glitch”

Com quase o dobro do numero de participantes do ano passado a equipe do Human Connection Project 2014, que representou a Ufam, contou com 10 participantes entre integrantes e não integrantes do Petcom. Há mais de 4 meses a equipe vem se empenhando para estudar e investigar conexões entre as imagens e sons cedidos pela organização do projeto. Esse processo contou com o apoio de colaboradores que através das suas áreas de atuação contribuiram na construção do conceito do produto final através das analises dos sons e das imagens. O Prof.Renato Brandão, do Departamento de Música e colaborador desde a primeira edição, Prof. Otoni Mesquita, do Departamento de Artes e a Fotógrafa e graduanda do curso de Jornalismo na Ufam, Sascha Porto.

Após as conversas com os colaboradores, a equipe passou a se reunir para conversar sobre a composição das imagens e assistir a algumas performances de dança fotografadas pela desenvolvedora dos “overlaps”, Inês Correa. E assim o  trabalho duro começa! Com o roteiro pronto, a equipe de produção começa a procura por atores e  locações. Como o objetivo do vídeo era mostrar o distúrbio da conectividade fazendo uma análise do tema proposto esse ano, a maior parte das imagens foram gravadas em um  quarto branco totalmente fechado e uma minoria no centro da cidade de Manaus.

O legado de todo o esforço, foi que, apesar de tudo, em momento algum ficamos contentes com o resultado. E essa talvez seja a maior qualidade do processo. Sempre que algo ficava bom ou aceitável, concordávamos que poderíamos fazer ainda melhor e não medimos esforços para fazê-lo. A produção de nosso vídeo para o HCP 2014 será para o resto de nossas vidas uma das experiências mais marcantes e produtivas”, diz Romulo Sousa, estudante do 6º período de Jornalismo, que fez parte da equipe de gravação e edição.

Também estudante de Jornalismo, a ‘petiana’ Daniella Lima, que participa pela segunda vez do HCP e esteve presente na exibição dos trabalhos em Sorocaba, juntamente com a orientadora da produção, Profª Drª Ítala Clay, destaca a importância do processo criativo diferenciado que o Human Connection propõe aos participantes. “Quando o tema, as imagens e os sons chegaram pra gente, a equipe passou por uma ebulição de boas ideias para comporem o vídeo, no entanto o desafio foi mais do que imaginar. Fazer com que todas essas ideias oriundas do material cedido tivessem sentido e uma conexão entre si, se tornou a nossa principal missão durante meses.  E isso é o que me encanta no Human Connection Project, as inúmeras possibilidades narrativas e os vários caminhos que podem ser tomados a partir de uma imagem ou um som. Esse ano, assim como em 2013, a experiencia de ter participado do projeto, nos provoca a inquietação de melhorar em tudo o que aprendemos nesse processo. Além disso a oportunidade de conhecer as outras equipes e como foi o processo de criação deles foi enriquecedor em todos os aspectos.” 

Veja os registros do processo de produção e do HCP 2014 em Sorocaba:

Com o vídeo enfim pronto, “Glitch” e os demais videos produzidos por outras universidades brasileiras puderam ser apresentados no II Seminário Nacional sobre Estratégias Metodológicas de Comunicação em Pesquisa, realizado na Universidade de Sorocaba, no dia 17/11. Na mesma ocasião, além da exibição dos vídeos, a programação contou com  exposições do trabalho do designer Eduardo Ávila, ” Dobras, amarras e Invólucros”  e das imagens criadas pela fotógrafa Inês Correa que fizeram parte do “Human Connection Project”Aconteceram também palestras ministradas pelo Prof. Dr. Marco Sousa  sobre Cultura Visual e Espaço Midiático e pela Prof. Dra. Christine Greiner com o tema Deslocamentos das imagens do corpo, ambos da PUC-SP.

A programação foi encerrada com a performance experimental “Corpoambiente”, apresentado pela Profª Gilsamara Moura e alunos do curso de Dança da Ufba e com o lançamento do livro Human Connection Project: isolamento social como inspiração criativa, organizado  pela Profª Drª Cecília Noriko Ito Saito e pela Profª Drª Christine Greiner, que reúne as impressões dos processo de criação das universidades  participantes da primeira edição do Human Connection Project, em 2013.

Sem mais delongas, confira mais um produto da equipe do Petcom e colaboradores, o vídeo “Glitch”.

(Visited 19 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *