Novos filmes de Ficção Científica na programação do Cine e Vídeo Tarumã

Posted on Posted in Cinema

O poder criativo no cinema é inegável. Impulsionados pela tecnologia, alguns filmes de ficção científica, hoje, estão preocupados com o mistério da vida e em responder questões – ainda que fantasiosas – que vão além do conhecimento humano. É com esse pensamento de contribuir para a apreciação do gênero, por meio de filmes que podem questionar nosso papel na vida do planeta, que o Cine e Vídeo Tarumã, da UFAM,  escolheu três novos filmes para sua programação dessa semanaO Teorema Zero, de Terry GilliamLucy, de Luc Besson, e Prometheus, de Ridley Scott.

Segunda-feira (17) foi exibido o filme O Teorema Zero, o último de Terry Gilliam, um dos fundadores do grupo Monty Phyton. Qohen Leth (Christoph Waltz), um habilidoso hacker de computador, vive em uma constante crise existencial. Ele é instruído por uma empresa fantasma chamada “Management”, para resolver o enigma do “Teorema Zero”, uma fórmula matemática que determinará a razão da existência dos homens e se a vida possui algum sentido. Obcecado por essa missão, ele encontra obstáculos que interrompem seu trabalho. Qohen espera por um telefonema que contém todas as respostas que ele procura. Participam ainda do elenco Matt Damon, David ThewlisMélanie Thierry e Tilda Swinton.

 

Lucy, do francês Luc Besson, recentemente exibido em Manaus, será apresentado hoje (19). Quando a inocente jovem Lucy (Scarlett Johansson) aceita transportar drogas dentro do seu estômago, ela não conhece muito bem os riscos que corre. Por acaso, ela acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente. Além de Scarlett, participam do filme Morgan Freeman, o sul-coreano Choi Min-sik e Amr Waked.

 

Fechando a programação, será apresentado Prometheusde Ridley Scott, na sexta-feira (21). A trama foi inspirada livremente no livro de Erich von Däniken, “Eram os Deuses Astronautas?” Em 2089Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) são exploradores que encontram a mesma pintura em várias cavernas na Terra. Com base nisto, eles desenvolvem uma teoria em que a pintura aponta para um lugar específico do universo, que teria alguma relação com o início da vida no planeta. A dupla convence um milionário, Peter Weyland (Guy Pearce), a bancar uma cara expedição interestelar para investigar o assunto. Desta forma, Elizabeth e Charlie entram para a tripulação da nave Prometheus composta pelo robô David (Michael Fassbender), a diretora Meredith Vickers (Charlize Theron), o capitão Janek (Idris Elba), entre outros. Todos, com exceção de David, hibernam em sono criogênico até que a nave chegue ao objetivo, o que acontece em 2093. Encantados com a descoberta de um novo mundo e a possibilidade de revelarem o segredo da origem da vida na Terra, Elizabeth e Charlie não percebem que o local é também bastante perigoso. 

 

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da Take Video Locadora.

(Visited 38 times, 4 visits today)
The following two tabs change content below.
Andréia Santos

Andréia Santos

“Amei as palavras e as odiei e espero tê-las usado direito.” (A Menina Que Roubava Livros). Levo mais tempo pra me definir do imaginava, mas esse é um problema desde o ensino fundamental, com aquelas redações do tipo “Quem sou eu?”. Fã incondicional de todas as palavras bonitas que existem no mundo, amo poesia, gente e tudo que envolve as duas coisas e mais um pouquinho. Queria ter nascido há algumas décadas. Teria compreendido Nietzsche e seria amiga do Vinicius de Moraes. Sonho em ser “uma menina com uma flor”. Estudante do 3º período de Relações Públicas e petiana desde agosto de 2013.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *