Fazer transcrições de entrevistas em vídeo e áudio ficou mais fácil

Posted on Posted in mídia, Rádio

É fascinante perceber como nos últimos 10 anos a internet possibilitou a criação de várias ferramentas que facilitam o trabalho de muitos profissionais, especialmente dos que tem como missão comunicar. Isso inclui designers, publicitários, assessores de imprensa e é claro,  jornalistas. Do qual é exigido pelo mercado de trabalho estar em constante aprendizado e inclusive, por estar numa era digital, esse profissional tem que ter conhecimento de ferramentas básicas para ser incluído nesse mundo digital.

Na última semana, em meio a uma série de pesquisas sobre rádio e edição de áudio, encontrei mais uma pérola dessa indústria de ideias simples e inovadoras que facilitam muito o nosso trabalho: o Hyperaudio. Criado pelo especialista em web media Mark Boas, é uma plataforma que dentre as muitas ferramentas tem como o principal objetivo o de passar as informações de um arquivo em áudio ou vídeo para o texto.

Além de fazer as cansativas transcrições, essa plataforma oferece ferramentas de edição de vídeo/áudio por meio do texto. No momento da transcrição o usuário pode tirar falas repetitivas, mover frases que fazem conexão com outra parte do vídeo/áudio, retirar falas que fogem do assunto, tudo o que seria feito através de um editor de áudio ou vídeo só que por meio do simples movimento do texto respeitando a estrutura original da mídia. Depois de editado o áudio ou vídeo pode ser compartilhado em outras plataformas independentes. E tem mais! A ferramenta ainda dispõe de reprodução de legendas no idioma desejado pelo usuário.

O grande diferencial do Hyperaudio, além de ser totalmente gratuito, está na forma em que as mídias são editadas. Pois durante a edição ela proporciona ao jornalista uma visão panorâmica do documento que ele tem nas mãos, sem a necessidade de reproduzi-lo inúmeras vezes. A ferramenta já foi incorporada por muitos profissionais e recentemente foi anunciada como uma das ferramentas mais usadas na maior emissora de televisão jornalística do Catar, a Al Jazeera. Também é utilizada na rádio pública nova-iorquina WNYC 93.9 FM e em organizações com sede na cidade de Chattanooga, no Tenessee. “O Jornalismo é sem sombra de dúvida, o campo ideal de aplicação para a tecnologia que nós gostaríamos de explorar com o Hyperaudio e  a parceria com a Al Jazeera e sua nova abordagem para a mídia foi o encaixe perfeito”, diz Boas no blog da plataforma

Como já havia citado, a plataforma oferece os serviços gratuitamente e não é por acaso. Além da determinação dos fundadores, que trabalham na pesquisa de inovações para web medias, o Hyperaudio recebe subsídios do governo americano e orientação de fundações como a Knight  e a Mozilla.

Como toda e qualquer ferramenta, o Hyperaudio é um grande facilitador no dia-a-dia de uma redação. Como esta, outras ferramentas são desenvolvidas todos os dias para dar mais qualidade na transmissão de noticias, como plataformas de análise de dados, criadores de infográficos online, plataformas de reprodução de diversas mídias e etc. Infelizmente, o Brasil ainda está longe de ser um dos maiores desenvolvedores. O principal obstáculo ainda é a falta de investimento e de incentivos governamentais.   No entanto, a cada ano o país se mostra com mais potencial no desenvolvimento de novos projetos. O Hyperaudio é só uma pequena parcela de um universo de criações úteis que a internet nos proporciona como ferramenta e pesquisa.

Veja como funciona.

 

(Visited 90 times, 5 visits today)
The following two tabs change content below.
Daniella Coriolano

Daniella Coriolano

Estudante do 7º período de Jornalismo e petiana desde abril de 2012.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *