PPGCCOM realiza Seminários de Avaliação e Pesquisa

Posted on Posted in Comunicação, Ufam

Na semana passada, no período de 09 a 12 de dezembro, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Ufam (PPGCCOM) realizou o Seminário de Avaliação do triênio em curso e o Seminário de Pesquisa do Programa (Semicom). As atividades foram desenvolvidas no Instituto de Ciências Humanas e Letras e na Academia Amazonense de Letras.

A mesa de abertura do Seminário de Avaliação PPGCCOM (Triênio 2013 – 2015) foi composta pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFAM, Gilson Vieira e pela coordenadora do PPGCCOM, profa. Dra. Mirna Feitoza. O pró-reitor explanou sobre sua participação no Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis realizado na Universidade da Beira Interior em Portugal, e sobre a experiência de ter ministrado a conferência de encerramento com o tema “Ecossistemas Comunicacionais: os dispositivos móveis como extensão da mente humana”. Em seguida a professora Mirna Feitoza apresentou os itens de avaliação  a serem considerados no decorrer do Seminário,  enfatizando aspectos vitais a um bom desempenho do Programa.

DSCN3718
Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Gilson Vieira.

No segundo dia foram divididos cinco grupos de trabalho, compostos por alunos e professores, que ficaram em atividade todo o período da tarde, na sala 16 do Bloco Mario Ypiranga, da Universidade Federal do Amazonas. Os GTs, iniciados às 14h, tinham o intuito de elaborar metas e ações a serem aplicadas no curso, valorizando, assim, o triênio.  Os itens a serem debatidos foram organizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que são: 1)Proposta do programa: que teve a participação da Profa. Dra. Mirna Feitoza e dos mestrandos Beatriz Goes e Edilson Santos; 2) Corpo docente: Profa. Dra. Emília Abbud, os mestrandos César Pacheco, Susan Martins e Elder Mourão, e o aluno do segundo período de Relações Públicas Mateus Bento; 3) Corpo discente, teses e dissertações: Prof. Dr. Renan Freitas e os mestrandos Antônio Carlos da Conceição e Sarah Batista; 4) Produção intelectual: Prof. Dr. Wilson Nogueira juntamente com as mestrandas Tatiane dos Santos e Andriele Oliveira; 5) Inserção social: com a professora Dra. Ítala Clay e as mestrandas Meire Daiana, Laize Minelli e Loyana Oliveira.

IMG_3650
GT: Corpo discente, teses e dissertações. Prof. Dr. Renan Freitas e os mestrandos Antônio Carlos da Conceição e Sarah Batista

O terceiro dia de Seminário contou com a palestra “Bolsa de Produtividade em Pesquisa” ministrada pela primeira Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ – Nível1D, da Região Norte, Profa. Pós Dra. Patrícia Sampaio (Departamento de História). Patrícia Sampaio falou sobre a sua trajetória na carreira acadêmica e discorreu sobre a importância de publicações em revistas científicas para ganhar visibilidade. Explanou ainda sobre os problemas que alunos e, principalmente, os professores enfrentam ao adentrar nas Universidades Federais, principalmente sobre o fato dos professores ficarem sobrecarregados com as atividades de graduação, mestrado, pesquisa e extensão e insistiu na importância do trabalho em equipe.

IMG_3756
Profa. Pós Dra. Patrícia Sampaio

 

 

 

Insistir em trabalhar em grupo é uma ideia que deve ser perseguida como estratégia de formação” Patrícia Sampaio.

 

 

 

Na sexta-feira, como desdobramento cultural das atividades acadêmicas de avaliação foi realizado o Seminário de Pesquisa em Comunicação – Semicom.  O evento teve início com a apresentação de um samba de gafieira, pelos professores de dança de salão, Douglas Henrique e Sally Ataíde, da Academia Espaço Versátil. Em seguida, Sylker Teles, doutorando em Design Estratégico da Kyushu University (Japão) e egresso do programa de pós-graduação em ciências da comunicação da UFAM ministrou a palestra “Videogames, aprendizagem contextual e comunicação”. Teles apresentou resultados parciais do seu projeto  de pesquisa de doutorado, o qual consiste na elaboração de um videogame educativo e conversou sobre sua experiência de pós-graduação em uma universidade estrangeira.

A própria natureza de jogar está diretamente relacionada ao processo de aprendizagem” Sylker Teles

O projeto que iniciou no mestrado, teve sua continuidade no doutorado, com o jogo “Matemagos”. Sylker procurou desenvolver um protótipo de jogo com base no ensino contextual. Com base em dois autores japoneses definiu os principais pontos da aprendizagem contextual: “Significação, Experimentação, Aplicação e socialização”. Sylker está agora em processo de finalização do projeto e com a vinda ao Brasil deu inicio aos testes do game em escolas brasileiras.

“O alunos vão a escola, participam da aula, mas não aprendem. Existe um abismo muito grande dentro da educação e é muito difícil de resolver. Acredito muito em ferramentas adicionais para ajudar a diminuir esse abismo. Acredito muito que os jogos podem contribuir com esse tipo de desenvolvimento” Sylker Teles.

Após a palestra, os convidados apreciaram a leitura do texto “O louco da palmeira imperial” de Wilson Nogueira, dramatizada por Dori Carvalho, que ainda declamou algumas poesias de sua autoria.

Na segunda-feira (15) os alunos da disciplina “Atividades Complementares”, do PPGCCOM, sob a responsabilidade dos professores Ítala Clay e Wilson Nogueira, apresentaram em sala de aula o resultado dos estudos desenvolvidos e das experiências obtidas nos dois Seminários. Todos apresentaram um rol de propostas e sugestões os quais foram configurados em formato de documento para ser entregue à coordenação do Programa. Ao término, ficou evidenciado o desenvolvimento de um real trabalho colaborativo entre docentes e discentes para o crescimento da pós-graduação na Ufam.

Por: Joana Rebouças e Andriella Evelyn

(Visited 5 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Joana Rebouças

Joana Rebouças

Uma revolucionária tímida, mas cheia de histórias pra contar. Estudante do 6º período de Jornalismo e petiana desde agosto de 2013.
Joana Rebouças

Posts Mais Recentes por Joana Rebouças (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *