las cuatro esquinas flamenco fabio zambom

Premiado espetáculo de flamenco faz apresentações em Manaus

Posted on Posted in dança

O espetáculo de dança flamenca “Las Cuatro Esquinas”, da Companhia de Flamenco Del Puerto, de Porto Alegre, vai se apresentar em Manaus nos dias 20 de janeiro, no Teatro Amazonas, e 21 de janeiro, no Teatro da Instalação, ambos às 20 horas, com entrada gratuita.

Assistido por mais de dois mil espectadores em seus 3 anos de circulação, “Las Cuatro Esquinas”, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2013, apresenta três bailarinas e um bailarino em seu corpo de baile. Com cenário moderno, que remete ao movimento e ao desacelerar das ruas de uma cidade, as performances buscam trazer a essência da arte flamenca, destacando belíssimas performances de grupo, que contemplam além da dança flamenca em si, o uso dos elementos de baile, como os mantóns, as batas de cola, os abanicos e as castanholas, sempre acompanhados do virtuosismo da guitarra flamenca e por mais seis músicos, que executam ao vivo a trilha composta especialmente para o espetáculo.

A Companhia de Flamenco Del Puerto, referência em arte flamenca na região sul do país, acumula 15 anos de existência, e é reconhecida como um centro de pesquisa, formação e realização desta arte no Brasil. “Las Cuatro Esquinas” é o resultado de mais de dez anos de trabalho da companhia, ecoando em forma de sonho e realidade nas ruas de uma cidade imaginária construída durante esse percurso e conduzindo o público a uma experiência singular: um passeio pelas madrugadas quando a cidade está adormecida, a sensação da tensão dos cruzamentos, o efeito do barulho e do movimento cotidiano.

O espetáculo estreou em abril de 2012 e já realizou temporadas em Porto Alegre, circulou por mais de 15 cidades, participou de 5 festivais nacionais e recebeu históricos oito Prêmios Açorianos de Dança 2012: Melhor Espetáculo, Melhor Bailarina, Melhor Bailarino, Melhor Trilha, Melhor Figurino, Melhor Coreografia, Melhor Produção, Troféu Destaque em Flamenco, além das indicações a Melhor Direção, Melhor Cenário e Melhor Iluminação. Em 2015 percorrerá além de Manaus, Belém, Palmas e Vitória.

As duas apresentações de “Las Cuatro Esquinas” em Manaus tem entrada aberta ao público. Dia 20 de janeiro, no Teatro Amazonas, e 21 de janeiro no Teatro da Instalação, sempre às 20 horas.

Oficina de Flamenco

Além das duas apresentações, o grupo ainda vai realizar uma oficina de flamenco para aqueles que tem interesse em conhecer este estilo, no dia 21 de janeiro, a partir das 15 horas, no Sesc, localizado na rua Henrique Martins, 427, Centro.

oficinas alta

Ao longo de sua existência, amparada pelo conhecimento e experiência de cada um de seus profissionais, a Cia desenvolveu sua própria metodologia, baseada na compreensão da arte flamenca, através da história, da música e da dança.

A Oficina de Arte Flamenca está aberta a todas as pessoas que estejam interessadas em vivenciar alguns dos movimentos do baile flamenco, além de percorrer, através de explanação oral, um breve apanhado de sua origem e contextualização histórica, e não é necessário ter experiência em dança. A oficina será ministrada pelas bailarinas Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Prestes e Tatiana Flores, sempre acompanhadas do guitarrista Giovani Capeletti. As aulas têm uma hora e trinta minutos de duração, sendo dividida em 45 minutos de exposição oral e 45 minutos de vivência prática de movimentos.

Serão aceitas inscrições de participantes de 06 a 75 anos e não sendo necessária nenhuma indumentária específica/especial para efetivar sua participação. A Oficina de Arte Flamenca ocorre de forma gratuita, e os interessados em participar devem enviar um email para oficinaflamencomanaus@gmail.com deixando seu nome completo, idade e contato telefônico.

SERVIÇO

Espetáculo “Las Cuatro Esquinas”
Onde? Quando?
Teatro Amazonas (dia 20); Teatro da Instalação (dia 21)
Que horas? Sempre às 20h.
Quanto? Gratuito.

Oficina de Arte Flamenca
Quando? Dia 21
Que horas? Às 15h
Onde? Sesc Centro (Rua Henrique Martins)
Quanto? Gratuito

Fotos: Fabio Zambom/Cia Del Puerto/Divulgação

(Visited 14 times, 2 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *