cine e vídeo tarumã indicados oscar 2015

Cine & Vídeo Tarumã exibe indicados ao Oscar 2015

Posted on Posted in Cinema

Não é de hoje que os cinemas de Manaus são conhecidos pela precariedade no que diz respeito a suas programações: filmes alternativos raramente chegam à cidade, enquanto blockbusters como as eternas sequências de Transformers ocupam 90% das salas da capital amazonense. Mesmo com a chegada de novos cinemas, como o Cine Araújo no Shopping Via Norte e, em breve, o UCI, a situação não parece melhorar. Na verdade, nem mesmo os filmes indicados ao Oscar nos últimos anos, mesmo com todo o forte apelo comercial da premiação, têm chegado aos cinemas manauaras, como o Cine Set apontou em reportagem da semana passada.

Foi pensando nisso que, mais uma vez, o Cine & Vídeo Tarumã preparou uma programação especial com filmes que não chegaram aos cinemas locais. Na próxima semana, o cineclube exibe três produções indicadas ao Oscar 2015: Birdman, que será exibido na segunda-feira (9/2); O Grande Hotel Budapeste, que ganha sessão na quarta-feira (11/2); e, finalmente, Tangerinas, na sexta-feira (13/2). As sessões ocorrem sempre às 12h30.

Mesmo com uma polêmica no ano passado a respeito das exibições, quando um portal local classificou as cópias como piratas e ilegais em uma matéria não assinada, as sessões do Cine & Vídeo, além de não terem fins lucrativos, proporcionam uma oportunidade de se conferir os filmes em contraponto ao descaso do circuito comercial. Nenhum dos filmes da programação foi exibido em Manaus. Um deles, O Grande Hotel Budapeste, embora já esteja disponível em blu-ray e DVD, entrou em cartaz recentemente em algumas cidades brasileiras por conta da indicação ao Oscar – Manaus não foi uma delas.

birdman ou a inesperada virtude da ignorância pôster oscar 2015Favoritismo

A programação começa na segunda-feira com Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), dirigido por Alejandro González Iñárritu e estrelado por Michael Keaton. O longa acompanha a trajetória do ator Riggan Thomson, que, no passado, ficou conhecido por viver o super-herói Birdman, e hoje tenta se reerguer do esquecimento embarcando no mundo do teatro.

O filme tem abocanhado prêmios e se tornou o principal concorrente de Boyhood – Da Infância à Juventude para levar a estatueta de Melhor Filme. Michael Keaton, num papel que faz um paralelo com sua própria carreira, também é um dos favoritos ao prêmio de Melhor Ator, tendo que superar apenas Eddie Redmayne no papel de Stephen Hawking em A Teoria de Tudo.

Produções independentes

Os outros dois filmes da semana são produções menores que também conquistaram espaço nas premiações. O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, é mais uma comédia com a forte assinatura visual do diretor, reunindo um elenco com nomes como Ralph Fiennes e Tilda Swinton. Exibido na quarta, o filme acompanha as peripécias de um gerente de hotel e seu mais novo funcionário.

Já na sexta-feira, encerrando a programação, ocorre a sessão de Tangerinas, de Zaza Urushadze. O longa da Estônia é um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e deve enfrentar o favoritismo do polonês Ida ou, quem sabe, do russo Leviatã. A produção conta a história de Ivo, que com a ajuda de um produtor de tangerinas, salva dois refugiados de guerra em um povoado estoniano.

As sessões do Cine & Vídeo Tarumã acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) do campus da Ufam. O cineclube é um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social.

o grande hotel budapeste gif ralph fiennes oscar 2015
#partiucineevídeotarumã
(Visited 16 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Gabriel Oliveira
Incapaz de tirar selfies boas, e muito bom em fingir que sabe de alguma coisa. Finalista do curso de Jornalismo e petiano de agosto de 2011 a abril de 2014.
Gabriel Oliveira

Posts Mais Recentes por Gabriel Oliveira (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *