Frederico Arruda ministra palestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM

Posted on Posted in Ufam

Na última quarta-feira (10), os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Da Comunicação (PPGCCOM) receberam o professor e Pró-reitor de Extensão da UFAM, Luiz Frederico Mendes dos Reis Arruda. Ele, que possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Amazonas (1971) e mestrado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1975), ministrou a palestra sobre a neurociência voltada para as relações comunicacionais.

A palestra foi uma atividade vinculada à disciplina “Ecossistemas Comunicacionais”, orientada pela professora Mirna Feitoza Pereira. Tem como base as complexidades envolvidas nos processos de convergência na comunicação. E como objetivo principal, aliar a biologia à comunicação para se ter uma compreensão do fazer científico na área e entender as integrações comunicacionais: em rede, processos e até sistemas biológicos.

Arruda destaca a busca pela transdisciplinaridade. Ela é o conceito de que o mesmo mecanismo de criação e ideia se propaga entre os variados meios do ‘fazer conhecimento’.  A arte e a ciência são um exemplo dessa integração. Destaca ainda o conceito de autopoiese: Um sistema como uma rede fechada de produções moleculares (processos) em que as moléculas produzidas geram com suas interações a mesma rede de moléculas que as produziu. Um ecossistema muito próximo às redes comunicacionais modernas.

A Bio-Semiótica também foi um dos conceitos tratados pelo professor.  Ela é uma ferramenta para a leitura e interpretação da comunicação entre os sistemas. Visto que, por se tratar de hipóteses, os sistemas terão diferentes fins interpretativos. Arruda termina com a importância dessas comunicações e a manutenção delas. “A Vida é um processo de conhecimento e ela depende da qualidade dessa comunicação entre os sistemas. A vida é uma sinfonia.”, conclui.

(Visited 26 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Arthur Charles

Arthur Charles

Estudante do 6º período de Jornalismo. Amante de cinema e apreciador de Pedro Almodóvar. Audiovisual é uma paixão e fotografia um estilo de vida.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *