Intercom Norte 2015: Veja os destaques do maior congresso de comunicação da região

Posted on Posted in Intercom, Jornalismo, Relações públicas

Entre os dias 28 a 30 de maio, Manaus sediou o Intercom Norte, um dos maiores congressos de comunicação da região. Esta foi a décima quarta edição do evento, que teve como tema “Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo”. A programação contou com palestras, oficinas, atrações culturais, entre outras atividades. E neste ano, o Congresso foi realizado nas unidades do Centro Universitário do Norte, situado no Centro de Manaus.

No primeiro dia do congresso, mais de 20 oficinas e minicursos foram ministrados. Todos voltados para a área de Comunicação. Um dos destaques foi o minicurso “Videoclipes: prática educomunicativa para a divulgação científica e educação ambiental”, em que a pesquisadora Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, discutiu o papel do audiovisual como uma ferramenta para a educação ambiental.

Mais tarde, na abertura do evento, o elo entre o erudito e a cultura pop, foi o cenário que marcou a noite.  A Orquestra Filarmônica e o Coral do Amazonas apresentaram, no Teatro Amazonas, as trilhas sonoras de Star Wars e O Senhor dos Anéis. O acadêmico de Letras da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Douglas Stone, prestigiou o trabalho. “Achei legal, mesmo não sendo um fã íntimo dos filmes, achei que eles apresentaram tão bem que deu um ar solene a toda apresentação”, conta Stone.

22

Na Sexta-Feira (29), foi a vez da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) ganhar espaço no evento. Alunos de várias universidades da região norte vieram ao evento defender seus produtos. E neste ano, mais de 120 trabalhos acadêmicos concorreram à premiação, que foram desde realizações audiovisuais a produtos voltados para a rádio.

No Sábado (30), a programação foi voltada para o Intercom Júnior, um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em comunicação e de recém-graduados. Os acadêmicos  apresentaram pesquisas derivadas de projetos de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de discussões teórico-práticas oriundas de ações extensionistas, entre outros.

2

O discente do 5º período de Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas, Pedro Reis, de 19 anos, apresentou o trabalho Análise da Qualidade das Informações Científicas e Ambientais nos Portais dos Jornais Diário da Amazônia (Porto Velho/RO) e Página 20 (Rio Branco/AC). Ele conta que a oportunidade de apresentar no Intercom Jr. foi muito valiosa para a vida acadêmica. “Essa experiência que tive a honra de ter, me ajudou a encarar a vida universitária de uma forma diferente, pois agora faço parte de um pedaço da história do jornalismo, como um dos vários estudantes que contribuem todos os anos através de pesquisas e artigos científicos”, conclui.

Ao término do evento, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi premiada com um troféu por ter apresentado a maior quantidade de trabalhos na Expocom, ao todo 27 submissões. A UFAM liderou ainda o número de ganhadores desta edição, com 17 premiados, o que inclui os cursos de jornalismo de Manaus e de Parintins, além, é claro, do Curso de Relações Públicas, com quatro trabalhos premiados (inclusive da veterana do PET, Swênnya Azevedo). A Uninorte e a Universidade Federal do Pará (UFPA) seguiram empatadas com 12 vencedores.

3

Os premiados vão representar a região no Intercom Nacional, em setembro, na cidade do Rio de Janeiro, no período de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A aluna do 3º período de Jornalismo, da UFAM, Pâmela Eurídice, vencedora das categorias Livro-reportagem e Revista Customizada, conta que está muito feliz em poder  representar o estado. “Eu ainda não acredito, mas é gratificante ver que o trabalho foi reconhecido e isso é um reflexo de que eu estou na área certa fazendo algo que eu gosto”, afirma Eurídice.

(Visited 8 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Arthur Charles

Arthur Charles

Estudante do 6º período de Jornalismo. Amante de cinema e apreciador de Pedro Almodóvar. Audiovisual é uma paixão e fotografia um estilo de vida.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *