PETiscos #62

Posted on Posted in PETiscos

O PETisco está de volta! E dessa vez, ele voltou mais saboroso do que nunca. As dicas para essa semana são inspiradas em O Sal da Terra, o mais recente documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado. Preparamos para você, então, um banquete de indicações para ficar por dentro da fotografia e conhecer um pouco mais da área. Dá uma olhada!

Antes da Consagração: As fotos de Kubrick

1

Conhecemos Stanley Kubrick (1928-1999), primordialmente, pelo seu legado no cinema. Caracterizado por sempre pensar à frente do tempo, ele ficou marcado ao realizar obras como “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968), “Laranja Mecânica” (1971) e “O Iluminado” (1980). Filmes que foram consagradas na indústria cinematográfica e hoje, são referências à diversos outros trabalhos.

O que poucos sabem, é que antes de todas essas realizações, Kubrick trabalhou como um fotógrafo-aprendiz na revista Look, no fim dos anos 40. Na época ele tinha 18 anos e já possuía grande percepção e olhar diferenciado para o cotidiano da antiga Nova Iorque.As fotografias de Kubrick dessa época estão hoje na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que ficou com os negativos do arquivo de imagens da revista depois que ela foi fechada, em 1972. Confira as fotos aqui.

Bob Wolfenson: Cartas a um jovem fotógrafo

2

“O fotógrafo jornalista precisa ter uma personalidade militante e uma coragem extraordinária”, afirma Wolfenson no início do capítulo. Esta autobiografia, conta muito mais que os caminhos que Bob seguiu. É um guia, rico em experiências que todos os amantes de fotografia devem ter o prazer de ler.

Wolfenson iniciou a carreira ao 16 anos como assistente de fotografia na Editora Abril, fotografou dezenas de top models e fez muitas campanhas publicitarias. Foi responsável por vários ensaios para a Playboy e diversas capas e editoriais de moda. Realizou a exposição Antifachada – Encadernação Dourada, em 2004, no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado, e suas fotos passaram a pertencer a diversas coleções, museus e instituições de arte.

Ninguém disse que trilhar um caminho até o sucesso seria fácil, muito menos na fotografia de moda, no Brasil. Ele conta, então, como é esse mercado que explora e impõe, mas que, ao mesmo tempo, é magnifico. Atualmente é considerado, por muitos, como um dos maiores fotógrafos da América Latina. 

O Terceiro Homem (1949), de Carol Reed

3

 O Terceiro Homem, baseado na obra homônima de Graham Greene e Alexander Korda, é um raro filme inglês, que é tecnicamente tão perfeito quanto os melhores filmes clássicos de Hollywood. Em 104 minutos, o filme, transfere de maneira eficiente o mundo de pesadelo urbano dos filmes com estética noir da indústria cinematográfica americana dos anos 40 para um cenário europeu.

Após a 2ª Guerra Mundial, chega em Viena Holly Martins (Joseph Cotten), escritor americano de 6ª categoria. Holly estava em crise e sem dinheiro, mas seu velho amigo de escola Harry Lime (Orson Welles) lhe prometera um trabalho. Holly tenta encontrar Harry e então fica sabendo que ele foi atropelado e teve morte instantânea. Intrigado, o escritor decide fazer sua própria investigação sobre o misterioso passado do amigo e descobrir o que de fato aconteceu.

O filme é uma extraordinária mistura de thriller político, estranha história de amor, mistério gótico e tormento romântico. Que rendeu uma estatueta do Oscar, na categoria de melhor fotografia, para Robert Krasker. Responsável por conseguir resplandecer, constantemente, as paisagens urbanas noturnas, rostos aflitos e as aguas caudalosas do esgoto num contrate magnífico do preto no branco.

Vale ressaltar, que no dia 26 de Junho, o filme volta às salas de cinemas de Londres restaurado para a resolução máxima de 4K (quatro vezes a resolução normal HD 1080).

 

Dicas de Arthur Charles, 5º período de Jornalismo

 

(Visited 13 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *