#PETRebobinar: Beleza Americana

Posted on Posted in Cinema

PET Rebobinar de hoje vai falar sobre um filme que se tornou o grande vencedor do Oscar de 2000. Dirigido por Sam Mendes, Beleza Americana é um drama que teve sua estréia em 1999, com um roteiro repleto de simbolismos.

American Beauty ou Beleza Americana carrega no título uma margem à interpretação, já que American Beauty é um nome de um tipo de rosa muito bonita por fora mais que não carrega nenhum aroma, possui beleza, mas não essência, e é essa a principal questão do filme. A vida superficial e inautêntica retratada em cada personagem, as rosas são incluídas nas cenas como uma metáfora, e é preciso olhar bem de perto para poder compreender a história.

american-beauty

Lester Burnham (Kevin Spacey) é um homem de 42 anos que se encontra em uma séria crise de meia idade, frustrado, trabalha em um lugar que odeia, vive um casamento de aparências com a sua esposa Carolyn (Annette Bening), e tem um relacionamento conturbado com sua filha adolescente Jane (Thora Birch). Porém, quando ele conhece a bela jovem Angela (Mena Suvari) amiga de Jane, fica imediatamente encantado, a partir de então, Angela se torna presença constante em seus sonhos fantasiosos nos quais está sempre coberta de pétalas de American Beauties que  disfarçam quem realmente ela é, por de trás de uma garota sexy e desinibida está alguém que vive com uma espécie de máscara que esconde sua enorme insegurança. Consequentemente, Lester acaba se impondo sobre o american way of life (estilo de vida americano), mudando alguns aspectos em si mesmo e passa a viver a vida da sua própria maneira sem se importar com o padrão, buscando apenas a alegria de cada dia, para o desagrado de sua esposa. No fim o que o personagem nos mostra é que buscar a felicidade e observar cada detalhe da vida, ainda que seja fora dos padrões exigidos pela sociedade é a melhor forma de viver.

“É difícil ficar bravo quando há tanta beleza no mundo.”

american-beauty3

Beleza americana é um filme bastante reflexivo, engana-se quem pensa que a história gira em torno apenas da atração de Lester por Angela, é acima de tudo uma crítica sutil ao padrão de vida americano, todos os personagens do filme são protagonistas em particular, o roteiro é muito bem construído, o dialogo entre os personagens e a maneira com que Lester narra sua própria história é muito envolvente. Não é à toa que o filme conquistou a crítica e acabou concorrendo a oito Oscars, vencendo cinco deles, sendo esses, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia, não tem como negar que Beleza Americana é um clássico obrigatório para os cinéfilos.

Feito por: Andreza Martins

(Visited 30 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *