Mobiliza PET acontece no mês que vem em Brasília

Posted on Posted in educação, Ufam

Nos dias 04, 05 e 06 de Novembro em Brasília – DF com a ajuda do Interpet da Universidade de Brasília (UnB) mais um Mobiliza Pet será realizado para mostrar e conscientizar a população acerca do Programa de Educação Tutorial e suas importâncias. A Mobilização Nacional dos Petianos tem o objetivo de disseminar os conhecimentos produzidos pelos Pets de todo o Brasil ampliando a sua visualização dentro do contexto acadêmico, e assim tentar reverter esse cenário atual que o programa está vivendo hoje em meio a tanta fragilização.

Os dias e local foram decididos após inúmeras demandas que surgiram nos últimos encontros realizados em Belém (ENAPET) e em Manaus (NORTEPET). Assim, devido ao contexto político, proximidade com os poderes e ao MEC, a capital Brasília foi escolhida. Serão três dias de atividades que incluem idas ao MEC, ao Senado, aos gabinetes de deputados e senadores e também com participação em audiências públicas.

image

Algumas das queixas que foram levantadas nos encontros como: atraso das bolsas e do custeio, o descumprimento do Calendário Oficial do Recebimento de Bolsas, a ineficiência do portal do Sistema do Gerenciamento de Bolsas PET (SIGPET) e outras mais serão levadas para Brasília para lá lutar por alguma mudança e melhoria. Para isso algumas soluções irão ser propostas lá: modificação da resolução referente ao pagamento das bolsas, dentre uma em especial que poderia suspender o pagamento da bolsa sempre que ocorressem situações que justifiquem a medida; o cumprimento do Calendário Oficial do Recebimento de Bolsas; melhorias e mais transparência no Portal do Sistema de Gerenciamento de Bolsas do PET (SIGPET); atualização do Manual de Orientações Básicas e reconhecimento do mesmo pelo MEC; e um sistema mais eficiente em relação à permanência de tutores no programa.

O Programa de Educação Tutorial é uma forma do universitário ter uma experiência pratica do que é o mercado de trabalho antes mesmo de chegar lá. Com o tripé de ensino, pesquisa e extensão ele é capaz de formar o acadêmico não somente na sua área profissional, mas como um ser humano. Todos os petianos e tutores esperam que no final das atividades previstas o resultado seja positivo e que esse programa tão rico continue em vigor por muitos anos transformando vidas como tem feito até hoje.

(Visited 15 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Marina Ribeiro

Marina Ribeiro

Pequena, porém ousada. Meiga, porém arranha. Apaixonada, porém enjoada. Ama violino, porém ouve Britney. Meio assim. Meio sei lá. Meio Marina. Estudante do 5º período de Relações Públicas e petiana desde agosto de 2013.
Marina Ribeiro

Posts Mais Recentes por Marina Ribeiro (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *