#PETRebobinar: Especial Halloween

Posted on Posted in Cinema

Dando continuidade ao nosso especial de filmes sobre o Halloween, o PETCom vai trazer hoje vilões bastante conhecidos do público, saídos das mentes de dois grandes diretores mestres do terror. Halloween – A Noite do Terror (1978) dirigido por John Carpenter e A Hora do Pesadelo (1986) de Wes Craven.

halloween

Halloween – A Noite do Terror (1978)

Halloween é um filme indispensável para o dia 31 de outubro o filme é um dos precursores do gênero slasher, filmes envolvendo psicopatas que matam aleatoriamente onde o serial killer sempre usa uma mascara ou fantasia para esconder sua identidade. A história gira em torno do assassino Michael Myers que vive em uma instituição há 15 anos desde que matou sua irmã, os moradores da cidade relembram a historia nas noites de Halloween, porém quando Myers consegue fugir do cativeiro e retorna a sua cidade natal, Haddonfield, resolve dar continuidade a seus crimes e o que parecia uma lenda acaba se tornando uma realidade aterrorizante para todos.

O diretor John Carpenter conseguiu ser bem sucedido na obra, soube criar a atmosfera perfeita de horror e suspense, para quem assiste ao filme agora pode não achar grande coisa, mas se pensarmos em uma obra de 1978 com baixo orçamento, vemos que o diretor foi bastante ousado para a época, começando pela trilha sonora do filme feita pelo próprio diretor, e é lembrada atualmente como a marca registrada do filme até a execução do enredo violento com direito a muito sangue e um vilão que não demonstra emoção alguma apenas a máscara e uma faca na mão. Halloween – A noite do terror é o primeiro de uma série de 10 filmes baseados no personagem Michael Myers.

a hora do pesadelo

A Hora do Pesadelo (1984)

Wes Craven é um diretor referencia quando se trata de terror, oriundo da cena independente, elevou os filmes do gênero a outro patamar. Ele se foi recentemente, mas deixou um vasto legado de filmes que se tornaram clássicos do terror. A Hora do Pesadelo é um exemplo, talvez o mais prestigiado de todos, é um filme que nos apresenta Freddy Krueger o vilão que ataca as vítimas nos sonhos.

“Filmes de horror nos oferecem uma maneira racional de pensar sobre nossos medos. Filmes de horror não criam medo, eles o liberam.” Wes Craven

O filme conta a história de um grupo de adolescentes que têm pesadelos horríveis e constantes, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço, o qual, apenas aparece durante o sono e para escapar é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou e matou crianças na Rua Elm e que foi queimado pela vizinhança, agora Krueger retorna para se vingar daqueles que o mataram, através do sono. A obra é inovadora principalmente no que diz respeito a trazer um vilão que ataca nos sonhos, e que foi o primeiro serial killer do cinema que falava com as vítimas com o seu sarcasmo característico. Quanto a Wes Craven, fica a lembrança de um diretor ousado e inovador que proporcionou pesadelo a muitas gerações e que através de seus filmes continua vivo na memória de todos fãs.

Aproveita as dicas do PETCom, prepara a pipoca e divirta-se nesse Dia das Bruxas!

Por: Andreza Martins

(Visited 11 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *