#PETRebobinar: Especial Halloween

Posted on Posted in Cinema

Nessas duas semanas que antecedem o dia 31 de outubro, popularmente conhecido como “Dia das Bruxas”, o PETCom vai relembrar alguns filmes clássicos do terror/suspense que combinam perfeitamente com a data.

E para dar início a esse especial, selecionamos dois filmes clássicos do gênero, Psicose (1960) e O Iluminado  (1980), filmes indispensáveis quando se trata de suspense e terror psicológico.

psicose gif

Psicose (1960)

Alfred Hitchcock é um diretor que dispensa comentários. Considerado por muitos como o “mestre dos filmes de suspense”, Hitchcock conhecia como ninguém a linguagem do cinema e sabia como deixar o público apreensivo, seja com o enredo do filme, a trilha sonora – que por sinal se une a tensão dos personagens – ou cenário sempre impecável.  Todos os elementos dos filmes de Hitchcock criam uma atmosfera perfeita, ele mesmo costumava dizer que “não há terror em um murro, apenas na antecipação dele”.

Psicose é um dos seus filmes mais prestigiados, é aclamado como clássico do cinema mundial até os dias atuais, servindo de inspiração para outros suspenses psicológicos posteriores, nele podemos notar o trabalho característico do diretor em cada aspecto. O filme conta a história de Marion Crane (Janet Leigh) secretária de um banco, que cansada de sua vida, resolve roubar U$40 mil dólares que deveria guardar para o chefe e fugir para Califórnia onde encontraria com o namorado, a fuga de Marion no carro, seu olhar tenso, acompanhado da trilha sonora que parece seguir a personagem, são características marcantes que de inicio nos causam certo desconforto e ao mesmo tempo curiosidade para saber o que irá acontecer com ela. A partir de então, acompanhamos a trajetória de Marion que no caminho decide descansar por uma noite no motel de beira de estrada e é atendida por Norman Bates (Anthony Perkins), o homem é de cara muito estranho, mas em alguns momentos muito inocente e simpático se oferecendo para conversar um pouco com a moça. Durante a conversa dos dois, Norman acaba revelando que sua mãe é controladora e que os dois não possuem uma boa relação. No dia seguinte Marion Crane desaparece e a história começa a nos revelar desfechos inesperados, nem tudo é o que parece em Psicose, a obra do genial mestre Alfred Hitchcock.

o iluminado

O Iluminado (1980)

Stanley Kubrick é outra grande referência quando falamos de cinema, diretor excêntrico e perfeccionista queria sempre o melhor daqueles que estavam a sua volta, conhecido até por brigar com os atores e técnicos no set, ele conseguia fazer de suas obras um verdadeiro espetáculo visual.

O Iluminado é uma adaptação cinematográfica do livro de Stephen King que possui o mesmo título. Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia no Hotel Overlook no Colorado e vai para lá com sua mulher e seu filho. O local foi palco de uma tragédia, o zelador anterior matou sua mulher e filhas brutalmente e em seguida se matou fato que de cara já torna a experiência no local assustadora. O filho de Jack, Danny (Danny Lloyd), por sua vez é uma criança nada comum, que tem visões e um amigo imaginário, Tony, que lhe conta antecipadamente as coisas que vão ocorrer com ele e sua família, Danny ao chegar ao Hotel passa a ter constantes visões terríveis sobre a tragédia. Jack por sua vez, graças ao isolamento e a atmosfera nada agradável do local começa a sofrer constantes alterações de humor e desconta a ira em sua família.

Kubrick dirige o filme de maneira impecável, os efeitos visuais são inovadores, o espectador mergulha na sensação de medo e apreensão. O exemplo da cena do labirinto do Hotel onde Wendy e Danny estão caminhando, e temos a sensação claustrofóbica do lugar, as jogadas de câmera que favorecem a tensão de cada cena, e o cenário com cores vibrantes, são a marca registrada do diretor. O resultado  história  adaptada do livro de Stephen King ficou ótimo,apesar de o autor ter dito que não gostou de como a sua história foi retratada.O filme é aclamado e virou referencia no gênero,é difícil falar de terror sem citar O Iluminado,a obra é completa não só na direção,como também nas atuações,destaque para Jack Nicholson,o ator que interpretou Jack Torrance convenceu bastante no papel que parece foi feito para ele,é impossível imaginar outra pessoa,falando a célebre frase “Here’s Johnny!”.

Para quem assistiu ao filme vale a pena conferir o vídeo sobre os bastidores das filmagens, nele, podemos perceber o modo como Stanley Kubrick trabalha.

Gostou das nossas dicas? Agora pega a pipoca e aproveita!

Por: Andreza Martins

(Visited 22 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
PETCOM UFAM
Petcom é a sigla para Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa é integrado por alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação.
PETCOM UFAM

Posts Mais Recentes por PETCOM UFAM (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *