#PETMemórias – Duas identidades, um foco

Posted on Posted in PET, Ufam, Universidade

Por Andreza Costa e Gabriela Maciel

O PET foi criado em 1979 e está ativo até hoje, durante toda a sua trajetória o programa passou por momentos bons e ruins. Com o especial PET Memórias contaremos um pouco sobre a história, entrevistaremos ex-petianos e ex– tutores sobre como foi participar do programa, também falaremos sobre os projetos que foram desenvolvidos durantes todos esses anos.

Para saber sobre a história de uma maneira geral, temos dois livros que conseguem retratar a trajetória do PET ao longo desses anos, são eles: ‘’Qualidade do Ensino Superior – A luta em defesa do Programa Especial de Treinamento’’, da autora Angélica Muller e o livro “Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação’’.

Em ‘’Qualidade no Ensino Superior – A luta em defesa do Programa Especial de Treinamento’’ da autora Angélica Muller, é relatada a história do PET a partir do seu ano de criação 1979 até 2002.  O Ensino Superior e a qualificação dos alunos progrediram de forma satisfatória, entretanto, não impediu que o governo e nem Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de querer extinguir o programa.

O livro possui duas partes: Primeiramente conta sobre a história do PET, a luta pela resistência do programa. E posteriormente a autora entrevista ex-bolsistas, professores, membros do governo e até o criador do programa, Cláudio de Moura Castro.

Já em “Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação”, que relata como foi a transição do nome Programa Especial de Treinamento para o que utilizamos até hoje. Essa mudança veio ocorrer em 2002, conservando assim a sigla que sempre foi usada, o PET.

Cada um dos textos reunidos nessa publicação constitui-se em pontos de partida para um movimento inovador que se caracteriza pelo dialogo teórico sobre o conhecimento produzido por professores e alunos participantes do Programa com a comunidade acadêmica em geral, permitindo que a produção científica decorrente das suas ações extrapole o próprio programa e também contribua para esclarecer os grandes desafios e responsabilidades do ensino superior, impulsionando a graduação do nosso país.

2

1

 

(Visited 5 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Gabriela Maciel

Gabriela Maciel

Gabriela, estudante do 7º período de Jornalismo, minha casa é lufa-lufa (com muito orgulho), amante de séries e dias chuvosos.
Gabriela Maciel

Posts Mais Recentes por Gabriela Maciel (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *