#PetMemórias: Primeiro Boletim do PETCOM

Posted on Posted in PETCOM, Universidade

Desde a sua criação, em 1988, o PET conta com vários meios de comunicação com o objetivo de noticiar acontecimentos da universidade e do programa, como por exemplo, o InfoPET eo Repórter, presentes nos anos 1990 a 2000. O pioneiro nessa atividade foi o boletim PET Comunicação, tendo sua primeira publicação datada de 30 de outubro de 1989.

Produzido pelas primeiras petianas, Carla Carneiro do Nascimento, Elizabete de AlmeidaCosta e Ítala Clay de Oliveira Freitas, diagramado por Célio Oliveira, com arte final de Wilsa Freire e colaboração de Fábio Nogueira, assinava como jornalista responsável  o  então tutor do PET, prof. Dr. Walmir Albuquerque.

Na época a estrutura visual era bem simples: uma folha deA4 com capa, duas páginas centrais, e página final. Não havia softwares de edição e diagramação, e tudo era feito de maneira artesanal, que chamavam na época de paste up. A capa dividia-se em duas colunas, contendo no editorial desta primeira edição conteúdo acerca do II Seminário de Iniciação Científica, do qual participaram os PETS de Administração e Comunicação. Na coluna ao lado verifica-se o convite aos alunos para o segundo processo de seleção de novos integrantes.

Éinteressante observar que alguns métodos de integração ao programa ainda permanecem, como por exemplo, ter um bom coeficiente nas matérias e realizar uma prova de conhecimentos da área especifica.

Duas páginas centrais são dedicadas ao seminário de comunicação social, realizado pelo PETCom no período de 1989, cujo assunto foi ‘’Comunicação e o Cotidiano’’.Em resumo, as alunas fizeram uma análise da linguagem verbal e não-verbal, considerando que a comunicação poderia acontecer para além das palavras, incluindo variações da altura e intensidade da voz, pausas, expressões faciais e o próprio movimento do corpo. O seminário do PET comunicação serviu para ampliar a visão sobre a comunicação e relacionar com os meios de comunicação de massa.

A página final é dedicada ao PET Administração,e ao seu seminário sobre ‘’A Gerência e suas origens’’. A gerência surgiu com Frederick Taylor, na época da revolução da industrial, em que os meios de produção ficaram mais importantes do que o conhecimento de ‘’como fazer’’, em consequência disso, os trabalhadores tornaram-se alienados, e segundo o ex-petiano Franciso Castro, até os meios de comunicação de massa foram utilizados nesse processo.

Na coluna ao lado foi realizado o II seminário de Iniciação Cientifica. Uma ação conjunta entre os dois PETS da Universidade Federal do Amazonas:o de Comunicação Social e de Administração. É relevante observar que no período já havia uma proposta deinterdisciplinaridade, apesar de serem cursos opostos, ao compartilhares estudos e análise acerca do conhecimento produzido.

petold‘’Embora ainda distantes da verdadeira pesquisa científica, os grupos demonstraram a vontade de romper com essa estrutura, a partir do referencial teórico. O PET – Administração discorreu sobre a ‘’Origem da Gerência’’, colocando sua importância na ascensão do sistema capitalista, enquanto que o PET – Comunicação, abordando o tema ‘’Comunicação e o Cotidiano’’, mostrou o processo de comunicação a partir das relações comunicativas que o homem experimenta, desde as formas primárias moldadas pela cultura, até a analise dos meios de comunicação de massa.’’ Relata o boletim.

(Visited 11 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Gabriela Maciel

Gabriela Maciel

Gabriela, estudante do 7º período de Jornalismo, minha casa é lufa-lufa (com muito orgulho), amante de séries e dias chuvosos.
Gabriela Maciel

Posts Mais Recentes por Gabriela Maciel (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *