“Voltando” ao passado?

Posted on Posted in cultura, literatura

Qual a semelhança da realidade que estamos vivendo em relação aos anos 80? Sim, existem fatores que precisamos voltar a falar: política!

‘Diretas Já’ foi um dos movimentos de maior participação popular, da história do Brasil, as manifestações aconteceram por motivos de conquista da democracia, no caso, a conquista do voto na presidência.  Na época, querer lutar para ganhar direitos na sociedade eram estipulados como desafios, e isso é retratado no livro “Revolução em Mim”, da autora Marcia Kupstas.

O livro conta a história de Rita, uma adolescente mimada que viveu na época da ditadura, cujos pais se separam. Do nada sua vida vira de cabeça para baixo e ela se vê morando com a avó, uma senhorinha muito politizada que tem um namorado comunista.

Rita sabia muito pouco sobre o que acontecia no próprio país e descobre tudo isso morando com a avó, com quem passa por alguns problemas financeiros. Ela também se apaixona por um rapaz no colégio novo e descobre muita coisa sobre si mesma, participando ativamente no movimento ‘Diretas Já’.

O que vivemos atualmente, não é tão diferente, somos regidos por regras e vivemos de democracia (será?). O pedido de impeachment da Presidente levou as ruas de todo o Brasil em 2016, milhares de pessoas. Interessante, não é mesmo? Será que essas pessoas que manifestaram contra ou a favor serão ouvidas? Ou vai ficar por isso mesmo?

Diante disso, sabemos que as Diretas foram solução em 25 de abril de 1984, quando o voto foi decretado livre. E é o que todos esperam daqui pra frente, justiça. E sobre o livro, é uma estória gostosa de ler, bem construída e é visível o amadurecimento da personagem diante de tantas mudanças.

(Visited 4 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Andreza Costa

Andreza Costa

Um amor de pessoa (até irritar). Tão calma que às vezes ninguém a nota... O que ela faz de diferente? Talvez seu amor inconfundível pelos livros da J.K. Rowling. Se isso faz sentido? Só ela sabe... Ah! Prazer, estudante do 4º período do curso de Relações Públicas - UFAM.
Andreza Costa

Posts Mais Recentes por Andreza Costa (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *