1º Encontro de Grupos PET (AMAPET) e III NortePET

Posted on Posted in PETCOM, Ufam

Denominado “Programa de Educação Tutorial”, o PET atua como fonte de apoio à atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, sob a forma de grupos tutoriais de aprendizagem que promovem a realização de atividades extracurriculares que visam a complementação da formação acadêmica dos discentes e o apoio aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

O programa também promove ao longo dos anos, a realização de encontros  entre os grupos PET, com o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre discentes e docentes, além de proporcionar condições para formação e consolidação de redes entre os grupos PET da Região Norte.

O 1º Encontro de Grupos PET (na época chamado Programa Especial de Treinamento) da Universidade Federal do Amazonas, chamado de “I AMAPET”, ocorreu nos dias 14 e 15 de dezembro de 1993 no Auditório Rio Solimões, localizado no Hall do ICHL. O evento dava oportunidade dos petianos promoverem a divulgação de seus trabalhos e programas existentes na época, além de possibilitar um momento de interação entre bolsistas, tutores e a comunidade universitária.

O evento surgia da necessidade que os tutores sentiam de um espaço para a divulgação de seus trabalhos e implementação de novos programas. Dessa forma, a partir da ideia da realização de um grande encontro local, foi constituída uma comissão organizadora composta pelos professores-tutores daquele ano: Marcílio de Freitas, Maria do Carmo F. Soares e Walmir de A. Barbosa.

O Encontro contou com a participação especial do Prof Dr. Newton Lima Neto, MM. Reitor da Universidade de São Carlos, que ministrou uma palestra intitulada: “O Ensino Público e Gratuito no Brasil”. Na sequência do evento, foram realizadas duas grandes sessões com apresentações de trabalhos acadêmicos em painéis utilizando a comunicação oral.

Paralelamente às atrações principais do evento, acontecia o encontro de todos os bolsistas e tutores dos cursos que integravam o PET para discussões informais, fornecendo assim, subsídios para a realização de uma assembléia geral. Todos os segmentos tiveram a oportunidade de manifestar-se, traçando um perfil de cada grupo.

Este ano a Universidade Federal do Amazonas irá sediar  a 3ª edição do “NortePET” (atual sigla para o encontro de grupos PET) que acontece nos dias 01, 02 e 03 de junho, com o tema “Desafios e Diversidade”. O evento tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre discentes e docentes, além de proporcionar condições para formação e consolidação de redes entre os grupos PETs da Região Norte. Na programação constam palestras, apresentação de banners, mesas-redondas, atividades culturais, e grupos de trabalho com os temas Políticas Afirmativas, Ensino, Pesquisa, Extensão, Mobiliza PET, e Diversidade.

Para mais novidades acerca do III NortePET acompanhe o perfil no facebook: https://www.facebook.com/Nortepet-2016-1017883151652696/

(Visited 5 times, 3 visits today)
The following two tabs change content below.
Emanuelle Lopes

Emanuelle Lopes

21 anos, estou sempre com fome, apaixonada por música, livros e séries, mesmo não tendo todo o tempo que gostaria para se dedicar a esses dois últimos. Amo escrever. Alguns gostam do que escrevo, apesar de achar tudo que produzo irrelevante para a sociedade. Estudante do 7º período de jornalismo.
Emanuelle Lopes

Posts Mais Recentes por Emanuelle Lopes (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *