“InforPET” e “O Repórter”

Posted on Posted in PETCOM, Ufam

No Pet Memórias dessa semana falaremos sobre os meios de comunicação desenvolvidos por integrantes do programa PET. Atualmente utilizamos o blog PETCOM e o Facebook, publicandosobre temas variados referentes a cultura, tecnologia e comunicação.Em 1989 foi criado o primeiro boletim do PET Comunicação e entre os anos de 1994 a 2006 , seguindo a mesmo objetivo do blog usado atualmente, foram produzidos dois jornais chamados de “InforPET“ e “O Repórter”.

inforpet2

O InforPETfoi criado em 1994, e contava com as editorias:’’ informação’’ cujo conteúdo  era dedicado à noticias sobre a UFAM,’’ idéias’ tratando sobre assuntos de jornalismo ou relações públicas, ‘’resumo’’ de obras literárias,’’ resenhas’’e comentários sobre palestra assistidas, por exemplo,’’ sinopse’’ de um filme, e ‘’debate’’ sobre assuntos diversos. É interessante ressaltar que nessa época a impressão era feita a partir da cópia de fotos já reveladas e coladas no jornal.

inforpet3

Em 1994 houve4 edições extras com a  cobertura da VII Semana de Estudos de Comunicação que foi realizado dos dias 18 a 22 de outubro de 1994.

inforpet4

Em 1996 o InforPET passou por mudanças de diagramação e também adição de uma editoria que contava com a participação de pessoas que não faziam parte do PET Comunicação para que elas tivessem a oportunidade de publicar seus artigos, crônicas, etc. També     m foi criada a coluna OMBUDSMAN onde debatia-se sobre a produção do InforPET.

Nessa época o InforPETjá havia ganhado uma página na internet, com isso também foi criada a editoria ‘’Conexão’’ que envolvia assuntos de páginas da Internet.

Em 1997 o InforPETmodificou sua diagramação novamente, onde o nome de suas editorias foram modificadas, ‘’Cotidiano’’ passou a ser destinada a matérias factuais, a página ‘’Rascunhos’’ destinou-se a textos que tratavam da linha de pesquisa dos bolsistas do PET de Comunicação Social e a ‘’Livros e Teses’’ responsável por resenhas de filmes e livros.

inforpet5

Em 1999 a diagramação e as editorias também modificaram-se mais uma vez. Agora ‘’Cotidiano’’ mudava para ‘’Em dia’’; ‘’Rascunhos’’ para ‘’Algumas palavras’’; ‘’Livro e Teses’’ para ‘’Páginas’’ e ‘’Conexão’’ para ‘’Sinal Aberto’’.

inforpet6

Em 2000 foi o ultimo ano de existência do inforPET, mas isso não impediu de ter uma diagramação diferente e mudança no nome das editorias, no caso ‘’Páginas’’ tornaram-se ‘’Películas’’.

O Repórter

Junto com o InforPET nasceu o ORéporter, o objetivo deste era aprofundamento dos assuntos discutidos no InforPET. O Repórterfoi publicado de 1995 até 2007.

inforpet7

O Repórter era um suplemento trimestral do InforPET e envolvia  reportagens mais elaboradas, não possuía editorias. Algumas edições apresentavam matérias ‘’tema’’ como podemos ver abaixo.

inforpet8

Em Setembro de 1995, O Repórter foi todo dedicado às universidades particulares.Em fevereiro de 96 estava voltado ao perfil do jornalista em Manaus e em 2006 foi dedicado à questão da água dentro da UFAM.

inforpet9

Em 2007 o problema se repetiu, essa edição contou com noticias centradas à água, a sua importância e como economizá-la.

Já em em dezembro de 2003 a editoria foi dedicada à AIDS.

Assim como o InforPET, O Repórter também teve edições extras, uma dela foi o especial PET interior.

inforpet10

O InforPET e O Repórter foram meios para que os alunos melhorassem sua qualificação e também publicassem textos,  resultados de pesquisas e informações relacionado aos trabalhos de bolsistas, dando oportunidade tantos aos petianos quanto aos alunos que não faziam parte do programa.

(Visited 5 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Gabriela Maciel

Gabriela Maciel

Gabriela, estudante do 7º período de Jornalismo, minha casa é lufa-lufa (com muito orgulho), amante de séries e dias chuvosos.
Gabriela Maciel

Posts Mais Recentes por Gabriela Maciel (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *