GT: Mobiliza PET

Posted on Posted in especiais, eventos

Na última sexta-feira (03), o Norte Pet, evento que foi sediado na UFAM e promovido pelos grupos PET da UFAM e IFAM, desencadeou uma série de discussões que giraram em torno das temáticas trazidas pelos Grupos de Trabalho, inclusos na programação. Entre os temas abordados nos grupos foi pontuado o Mobiliza PET, ação desenvolvida por participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) há alguns anos, a nível nacional e que trata de importantes reivindicações para a permanência e funcionamento do PET.

O Mobiliza PET tem o seu início no XVIII Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial (ENAPET), realizado no ano de 2013, de 01 a 06 de outubro, em Recife (PE). Durante o Encontro foi regida uma carta direcionada ao ministro da Educação, Sr. Paulo Speller. Em seu conteúdo trouxe, entre outras questões, as principais atribuições do PET, exigência de maior participação decisiva nas questões referentes ao Programa e a importância deste para a formação superior. Em 19 de outubro de 2013 a carta foi encaminhada pela diretoria da Comissão Executiva Nacional do PET (CENAPET). O ato deu origem ao primeiro Mobiliza PET, com o tema “Rumo à Consolidação da Educação Tutorial”, na Universidade de Brasília, onde ocorreram atividades para debater a problemática.

No XX ENAPET foi promovido o II Mobiliza PET, em 30 de julho de 2015, em Belém (PA). Com propósitos semelhantes aos do primeiro Mobiliza contribuiu significativamente para a continuação do PET, que como outros programas voltados para a graduação correu o risco de ser extinto. Neste mesmo Encontro foi confirmado o III Mobiliza PET, que veio a ocorrer em Brasília, de 04 a 06 de novembro de 2015.

Com a finalidade de dar prosseguimento ao que foi proposto e conquistado anteriormente separou-se um espaço no Norte Pet para discutir sobre o Mobiliza PET, onde reflexões geraram propostas levadas à votação entre petianos, tutores e demais pessoas ligadas ao PET. As propostas aprovadas irão ao ENAPET e passarão por mais uma votação. Serão analisadas e se legitimadas farão parte do Programa, aperfeiçoando o mesmo. Os apontamentos colocados pelos presentes, incluindo o presidente do CENAPET, João Aristeu da Rosa, serão apresentados não só no ENAPET, como contribuirão para fomentação da pauta que irá para o próximo Mobiliza PET.

Desde o seu surgimento o Mobiliza promoveu o contato entre os PET’s das diferentes partes do país e deu maior visibilidade para os PET’s do Amazonas. Mostrou as necessidades do Programa de Educação Tutorial e reforçou o quanto se faz essencial que o mesmo permaneça.

gt2

Referência consultada: BRASIL, Mário Lima; et al. MobilizaPET: Mobilizações Nacionais dos Grupos PET em Prol da Consolidação da Educação Tutorial. Disponível em http < www.ecopetweb.net.br?2016 >.

(Visited 49 times, 4 visits today)
The following two tabs change content below.
Iolanda Ventura

Iolanda Ventura

Sempre ouviu lhe dizerem: "Nossa, você escreve muito! Como consegue fazer tanto texto? Não cansa não? Escolher jornalismo foi a prova que não cansa de escrever. Ela já tinha sido escolhida pelo curso e não sabia. Gostava de muitas coisas diferentes e a indecisão era grande. Quando a ficha finalmente caiu viu para que realmente tinha vocação e que de tudo que gostava Jornalismo tinha um pouco. Até chegar em jornalismo demorou, mas ainda bem que chegou.
Iolanda Ventura

Posts Mais Recentes por Iolanda Ventura (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *