III- NortePet: Alunos do PET se reúnem para discutir a importância da pesquisa no ensino superior

Posted on Posted in especiais, eventos

Na manhã do dia 3 de junho, no auditório de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas, cerca de 20 alunos e 4 tutores estiveram reunidos num dos 5 grupos de trabalho (GT’s) a fim de discutir a importância da pesquisa no ensino superior em mais um dia do III NortePet.

Estavam presentes na mesa diretora a Prof.ª Dr.ª Ítala Clay Freitas (Comunição), Prof.ª Marne Vasconcellos (Farmácia), Prof. Raul Mesquita (Matemática) e Prof.ª Flávia Souza (Engenharia de Pesca). Os PET’s representados ali foram os de comunicação, medicina, engenharia de pesca, biologia (UFAM/IFAM), agronomia, geologia, engenharia florestal e engenharia de software.

Dentre as propostas discutidas, o ambiente do grupo de trabalho foi dividido em 4 pilares: relevância, consenso, desafios e propostas. Cada aluno se reuniu em dupla e teve a oportunidade de discutir quais seriam as sugestões a serem elencadas e discutidas com o intuito de melhorar o ensino, pesquisa e extensão dentro do PET (Programa de Educação Tutorial).

Foi mostrado que grande parte dos alunos ainda tem dúvidas no que se diz respeito a pesquisa, ensino e extensão dentro do próprio PET. A conversa teve o intuito de compartilhar experiências e tirar dúvidas para que todos tivessem proveito e assim melhorarem seus projetos científicos.

gt3-2

A Prof.ª Flávia Souza defendeu a ideia de que o aluno deve ter a experiência da vida acadêmica para melhorar seu currículo. “Grande parte dos alunos passam 5 anos aqui e eu defendo criticamente que cada um deles possa experimentar ao menos 6 meses de iniciação cientifica a fim de que ele tenha um bom aproveitamento na graduação e ensino, além de melhorar o seu currículo profissional”, disse.

Das propostas discutidas, grande parte delas envolvia a divulgação dos projetos científicos desenvolvidos pelos petianos para a comunidade acadêmica, visto que grande parte é esquecida e dificulta assim o prestígio do trabalho dos alunos. Além desta, houve também a de criar um evento que pudesse apresentar para os alunos da universidade aquilo que ocorre no PET, a fim de que os alunos pudessem ter interesse e tirar dúvidas no que diz respeito sobre ensino, pesquisa e extensão.

(Visited 10 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Danny Sullivan

Danny Sullivan

Jornalista em formação e sereio profissional nas horas vagas. Considera-se geek e fã de outras coisas estranhas (tipo Naruto, Justin Bieber e K-pop).
Danny Sullivan

Posts Mais Recentes por Danny Sullivan (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *