O Projeto MEDensina

Posted on Posted in Ufam

O PETCOM convida você a conhecer um projeto desenvolvido pelos estudantes de medicina da Universidade Federal do Amazonas, o MEDensina. Fundado por acadêmicos do terceiro período de Medicina no 2º Semestre de 2001, em meio a greve dos docentes da UFAM, o projeto MEDensina surgiu da necessidade do desenvolvimento de novas formas de divulgação, como por exemplo palestras e exposições, relacionadas à saúde. Assim, dois grupos de seis acadêmicos desenvolveram a proposta. Inicialmente, foram realizadas quatorze palestras sobre o tema “Câncer” nos colégios Dom Bosco e Brasileiro Pedro Silvestre. Após as palestras, foram distribuídos questionários para verificar os temas de maior interesse dos participantes beneficiados. Os temas escolhidos foram: “Sexualidade e Métodos Contraceptivos”; “DST-AIDS”; “Gravidez Inesperada e Aborto”; “Primeiros Socorros” e “Drogas, Fumo e Bebidas Alcóolicas”.

Por não fazerem parte da grade curricular da maioria das escolas, assuntos relacionados ao programa de saúde não são abordados eficientemente, deixando os alunos alheios a determinadas informações. Fora isso, verificar se as campanhas na área de saúde são satisfatórias é de vital importância visto que estas são onerosas e muitas vezes deixam grande margem de dúvidas e informações ambíguas à população. Dentro desse contexto, o objetivo do Projeto MEDensina se concentra na orientação da comunidade sobre a prevenção de doenças, sexualidade, drogas, higiene, influenza A (H1N1), ou seja, assuntos diversos relacionados à promoção da saúde.

Assim, o projeto atua através de palestras educativas para todo tipo de público, desde crianças até idosos; criação de eventos comunitários sobre temas da área de medicina preventiva, e participação no Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Universitário Getúlio Vargas. As palestras voltadas para o público originam-se de palestras internas adaptadas para o público-alvo (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e abordam qualquer tema da área de medicina preventiva por meio de uma apresentação breve, dinâmica e chamativa, que não deixe de atender as necessidades da população. Além disso, são desenvolvidas técnicas de postura e criatividade que torna cada membro do projeto um diferencial ao lidar tanto com a população leiga como em todas as outras apresentações que incluem seminários de faculdade e apresentações de trabalho científico.

Dessa forma, é necessário que o acadêmico de medicina que integra o projeto tenha uma boa interação com as pessoas que estão solicitando exames, pois haverá informações da própria pessoa que serão difíceis de ser descobertas caso não haja confiança. Além disso, a busca pela confiança da pessoa na hora de preencher a ficha de solicitação de exames representa para muitos acadêmicos de medicina o primeiro contato com uma pessoa dentro da área de saúde e o mais próximo de uma relação médico-paciente. Trata-se de um projeto que oferece uma oportunidade ao acadêmico de medicina de adquirir conhecimento sobre vários temas médicos, principalmente os que possuem método de prevenção, amadurecimento na elaboração de apresentações e postura adequada diante de cada tipo de público, que indiretamente favorece o acadêmico durante a sua trajetória nas matérias que o avalia na forma de seminários. É o único projeto que permite uma interação similar à relação médico-paciente a partir do seu primeiro ano de faculdade, que facilita o acúmulo de experiência e, consequentemente, uma boa formação médica.

Para saber mais sobre o projeto não deixe de conferir sua página no facebook “Projeto MEDensina” e visitar seu blog: http://projetomedensina.blogspot.com.br/

(Visited 21 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Emanuelle Lopes

Emanuelle Lopes

21 anos, estou sempre com fome, apaixonada por música, livros e séries, mesmo não tendo todo o tempo que gostaria para se dedicar a esses dois últimos. Amo escrever. Alguns gostam do que escrevo, apesar de achar tudo que produzo irrelevante para a sociedade. Estudante do 7º período de jornalismo.
Emanuelle Lopes

Posts Mais Recentes por Emanuelle Lopes (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *