#PETrebobinar: Rede de Intrigas

Posted on Posted in Cinema, cultura

Rede de Intrigas (Network) é um filme estadunidense de 1976 que conta a história de de Howard Beale ( Peter Finch), um âncora de jornal televisivo que após descobrir que seu programa será cancelado nas próximas duas semanas graças a baixa audiência, decide difamar sua emissora ao vivo. Howard vai além e promete cometer suicídio durante a gravação de seu último programa.

Durante o filme descobrimos que a promessa de suicídio feita por Howard levanta muito a audiência de seu programa. Graças a isso, os executivos da emissora decidem não só mantê-lo no ar como também criar um novo programa para Howard. Neste novo programa Howard pode falar basicamente sobre tudo o que ele quiser. Nas primeiras edições tudo dá certo pois ele apenas crítica aspectos da sociedade que ele detesta e a audiência parece gostar.

No entanto, Howard começa a criticar sua própria emissora. Ele expõe um negócio que seria fechado entre a CCA ( Communications Corporation of America), dona de sua emissora, e um conglomerado da Arabia Saudita. Para impedi-lo os executivos da emissora decidem contratar um grupo terrorista para invadir o estúdio e assassinar Howard ao vivo. A audiência mais uma vez, vai as alturas.

Achou essa história toda meio maluca? Essa era a intenção de Sideny Lumet, diretor do longa. Rede de intrigas é considerado um dos 100 melhores filmes já produzido nos EUA e não é a toa. O exagero do filme é proposital pois busca expor uma realidade ao conta-la de maneira absurda. Afinal, a violência não é o centro de muitos jornais? Em outro filme que retrata o fetiche das audiências pela violência, Louis Bloom (Jake Gyllenhall) aponta que apenas alguns minutos dos jornais são dedicados a economia, política e outros assuntos, enquanto que notícias sobre crimes violentos inundam as telas a toda hora.

Enfim, Rede de intrigas é um clássico indispensável para todos, não só pela sua qualidade cinematográfica como também pelas reflexões que o filme aborda.

(Visited 19 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Glean Oliveira

Glean Oliveira

Apaixonado por cinema, séries, livros, quadrinhos, música e recentemente por relações públicas...Coincidentemente tudo sobre o que posso escrever no PETCOM. Sou meio flamenguista e total futebol. Sobrevivente de uma greve de 4 meses e...Eu já falei que amo cinema?
Glean Oliveira

Posts Mais Recentes por Glean Oliveira (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *