PROGRAMAÇÃO CINE E VÍDEO TARUMÃ: CONHECENDO O CINEMA PORTUGUÊS

Posted on Posted in Cinema, cultura, Ufam

Apesar da forte ligação com o Brasil, os trabalhos portugueses estão longe de fazerem parte do nosso cotidiano. O que mais se conhece por aqui é a literatura de Portugal, e apenas porque faz parte da ementa escolar do país latino. Tendo esse desconhecimento em mente, esta semana o Cine e Vídeo Tarumã irá apresentar três filmes de origem portuguesa.

A-Gaiola-Dourada-Destaque1

O primeiro (27/06) é a comédia A Gaiola Dourada. Nele, Maria e José são um casal de imigrantes portugueses na França, morando em um bairro nobre de Paris. Há mais de trinta anos ela trabalha como síndica, e ele como zelador, sendo respeitados e admirados pelos moradores do local. Um dia, no entanto, uma herança inesperada proporciona aos dois a oportunidade de sair da pequena casa onde moram e voltar a Portugal, onde levariam uma vida luxuosa. Mas os habitantes do prédio não estão prontos a abandonar os preciosos serviços de Maria e José e vão usar todas as armas necessárias para mantê-los no local.

portugal sa

O segundo (29/6) é o drama Portugal S. A. Alexandre Boaventura é um poderoso empresário do regime fascista que, com a Revolução de Abril, viu os seus bens nacionalizados e foi obrigado a exilar-se no Brasil. Duas décadas depois, o Governo quer apoiar o seu regresso e a reconstituição do Grupo Boaventura para fazer face ao domínio espanhol, mas Alexandre só pretende vingança do país.

tabu

O terceiro (01/07) é o drama Tabu. A história gira em torna de uma idosa temperamental, sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. As três partilham o andar em um prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio de seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.

Fonte: Adoro Cinema, O Som e a Fúria, Cinema Ptgate

(Visited 9 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Letícia Misna

Letícia Misna

Não consegue piscar o olho direito sozinho, não usa roupa laranja e não sabe nadar.
Letícia Misna

Posts Mais Recentes por Letícia Misna (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *