Programação do Cine Tarumã

Posted on Posted in Cinema, cultura, Ufam

O Cine Tarumã da próxima semana entra no clima do dia 12 e vai trazer uma programação voltada para a época mais romântica do ano. O amor é o ingrediente principal de muitos filmes, o protagonista em torno do qual gira a trama de vários deles. O romance está entre os clássicos do cinema e desde que surgiu trouxe para as telas brancas uma infinidade de histórias de amor, cada qual com suas complicações e desfechos próprios. É um gênero que trabalha com o mesmo tema, mas que a partir dele traz uma infinidade de narrativas.

Na abertura (13), a produção é do diretor Olivier Assayas, Depois de Maio. O filme francês, lançado em 2012, tem como cenário a capital Paris. A década é de 1970, período de profundas mudanças políticas. A população ainda vivia a repressão da década anterior, que foi capaz de aniquilar mais que uma centena de argelinos em uma manifestação pacífica nas ruas parisienses, em 17 de outubro de 1961. Gilles (Clément Métayer) é mais um jovem que vive essa época e é influenciado pelas mobilizações políticas e artísticas desse contexto, deixando-se tomar conta pelo espírito radical. É o medo de não viver sua juventude, porém, que cria o intenso conflito interno no rapaz que se vê indeciso. Gilles vive uma fase de novas experiências, inclusive amorosas, que fazem com que ele questione suas decisões, indagando a que futuro elas levarão e se é isso que quer para si. Essa inquietação o levará à Itália e ao Reino Unido para a busca de uma resposta.

imgm1

Na sequência (15), o filme norte-americano de Justin Reardon, Deixa Rolar, de 2012, apresenta o romance vivido entre um roteirista de cinema (Chris Evans) e uma garota (Michelle Monaghan), que passa por cima da autoconfiança do roteirista em não se apaixonar. Quando um produtor (Anthony Mackie) lhe encomenda um roteiro de comédia romântica, o roteirista se recusa a fazê-lo por conta de seu pessimismo com assuntos ligados às questões amorosas. O que o motiva é a promessa de que se fizer isso poderá escrever o seu tão sonhado roteiro de um filme de ação. É a partir deste momento que seu caminho se cruzará com o da garota que ele não esperava conhecer. Incrédulo naquilo que somente conhecia pelo nome, o amor, ele se vê encurralado por algo que não consegue controlar.

imgm2

No encerramento (17) o amor é apresentado como fruto de uma série de coincidências que qualquer pessoa pode estar sujeita. Em Destino ou O amor gosta de coincidências, o diretor Ömer Faruk Sorak ilustra como coincidências podem fazer toda a diferença. Lançado em 2011, o filme turco se passa em 1977 e gira em torno de Özgur (Mehmet Günsür) e Deniz (Belçim Bilgin). Ambos nasceram no mesmo dia, primeiro de setembro, por uma coincidência. Desde então suas vidas são marcadas por acasos. E é em meio a encontros e desencontros que o romance entre eles irá se desenvolver sempre afetado por algum evento que colocará à prova o que sentem um pelo outro.

imgm3

(Visited 1 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Iolanda Ventura

Iolanda Ventura

Sempre ouviu lhe dizerem: "Nossa, você escreve muito! Como consegue fazer tanto texto? Não cansa não? Escolher jornalismo foi a prova que não cansa de escrever. Ela já tinha sido escolhida pelo curso e não sabia. Gostava de muitas coisas diferentes e a indecisão era grande. Quando a ficha finalmente caiu viu para que realmente tinha vocação e que de tudo que gostava Jornalismo tinha um pouco. Até chegar em jornalismo demorou, mas ainda bem que chegou.
Iolanda Ventura

Posts Mais Recentes por Iolanda Ventura (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *