A Série Encantados

Posted on Posted in Comunicação, produtos PETCOM, Ufam

Recentemente foi lançada no YouTube a série de curtas Encantados, produzida pela TV Ufam. A série conta com três episódios baseados em lendas amazônicas, Mapinguari, Matinta-Perera e Iara. Diferente do que o público está acostumado, o objetivo dos curtas é levar sensações, em vez de simplesmente fazer a reconstituição das histórias. A produção teve a participação de nove alunos do curso de Jornalismo, e três deles conversaram um pouco com o PET sobre o trabalho.

MAPINGUARI

A LENDA: Mapinguari é um gigante monstro devorador que vive na floresta, tem um olho na testa, a boca no umbigo e o corpo coberto de pelo. Por onde passa deixa rastros de destruição.

O EPISÓDIO:

FRANCINE MARIE:

“nós lemos bastante sobre as lendas do Mapinguari, conversamos com os mais velhos – da nossa família mesmo – para termos uma noção de como era a visão deles. Minha mãe nasceu no interior, então ela teve essa vivência e me contou bastante sobre o assunto, ela conseguiu esclarecer algumas dúvidas a partir de uma vivência interiorana que eu não tenho, e com isso nós criamos um roteiro buscando principalmente fazer algo mais sensorial do que uma historinha muito contada. Com as nossas experiências (todos do grupo são bem ligados às artes), pensamos em colocar elementos artísticos dentro desse roteiro, também buscamos fazer uma parceria com o pessoal de Artes Visuais da Ufam, fazendo com que conseguíssemos colocar um pouco mais da Universidade. A lenda do Mapinguari é uma lenda para causar medo, principalmente nas crianças, então nós queríamos causar essa sensação de tensão, de medo mesmo, que o Mapinguari passa, então colocamos uma trilha sonora mais tensa, buscamos fazer planos [de câmera] que passassem essa tensão e que mostrassem um pouco da floresta, que é de onde a lenda diz que o Mapinguari surge.”

 

MATINTA-PERERA

A LENDA: pouco conhecida, a lenda conta a história de um pássaro de canto assombroso que aparece à noite para assustar moradores de determinados locais. Na manhã seguinte, o pássaro se transforma em uma velha e vai à residência de quem ouviu seu canto, pedir tabaco ou café, e se a pessoa não lhe der, algo ruim acontecerá.
O EPISÓDIO:

LUCYLENY ROCHA:

“a professora Ítala foi até nossa turma falar que estava precisando de pessoas para trabalhar na TV. Fui lá e entre vários projetos, eu me interessei pelo Encantados, que falava sobre lendas. A professora falou que não queria que a história fosse contada propriamente, então eu e a minha parceira Letícia tivemos essa ideia de roteiro e tentamos passar uma atmosfera de terror, de suspense, de mistério.”

IARA

A LENDA: Iara é mãe das águas, uma sereia dos rios amazônicos. Seu canto hipnotiza pescadores, que vão em busca da origem do som e acabam nunca mais retornando.

O EPISÓDIO:

WALTER FRANCO:

“nós tivemos duas ideias de roteiro. Na primeira, durante uma festa na Ponta Negra, um cara sairia andando pela praia e veria a Iara, mas não ficaria claro se ele estaria sob efeito de drogas ou não. A segunda ideia foi a mais próxima do que fizemos, do produto final. A história é sobre um cara que senta em uma praia e começa a escutar o canto da Iara, e o vídeo trabalha em cima disso, desse encanto dele pelo som, mostrando como a voz dela vai encantando ele, o que passa na cabeça dele durante esse processo e como ele reage. Trabalhamos muito com o close no rosto dele para dar essa intenção. Queríamos passar a essência do encantamento, com o som da Iara, porque a professora Ítala não queria que fosse algo explicativo, mas sim contemplativo.”

 

 

(Visited 34 times, 3 visits today)
The following two tabs change content below.
Letícia Misna

Letícia Misna

Não consegue piscar o olho direito sozinho, não usa roupa laranja e não sabe nadar.
Letícia Misna

Posts Mais Recentes por Letícia Misna (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *