Cine & Vídeo Tarumã: O Cinema Brasileiro de Pernambuco

Posted on Posted in Cinema, cultura, Ufam

 

O nordeste, mais especificamente o estado de Pernambuco, foi o escolhido dessa vez para compor a programação do Cine & Vídeo Tarumã da próxima semana. A abertura será feita pela obra de Gabriel Mascaro, Boi Neon, seguida por Deserto Feliz, de Paulo Caldas e encerrando a semana Febre do Rato, de Cláudio Assis.

imgm1

Na segunda-feira (29), o filme Boi Neon, lançado em 2015, traz Iremar (Juliano Cazarré), um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste. Na companhia de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya De Lavor), Iremar trabalha organizando vaquejadas. Em um caminhão usado como casa e para o transporte dos bois, Iremar vivencia situações difíceis, em um trabalho considerado sujo. Com a difusão do processo de industrialização no país o protagonista almeja novos horizontes. Ele deseja entrar no ramo da confecção de roupas, por conta da instalação de um Pólo de Confecções no Agreste. A partir de então, o vaqueiro recolhe revistas, restos de manequins e tudo mais para realizar o sonho de ser estilista.

umgm2

Na quarta-feira (31), Deserto Feliz, produzido em 2007. Paulo Caldas apresenta o drama da jovem de 14 anos, Jéssica (Nash Laila), que vive na cidade Deserto Feliz. A moça lida com uma família desestruturada e nesse ambiente é abusada sexualmente por seu padrasto, com a cumplicidade da mãe. Isso a motiva a fugir para Recife, onde começa a trabalhar no turismo sexual. Nesse lugar ela conhece o afeto, por meio do turista alemão Mark (Peter Ketnath).

IMGM3

E na sexta-feira (02), o encerramento é feito com Febre do Rato, de 2011. Um poeta inconformado e anarquista, que sustenta as edições de seu tabloide. Este é Zizo (Irandhir Santos). Zizo vive uma realidade própria, onde sexo e fumar maconha são ações corriqueiras. A estabilidade de seu mundo é afetada quando Eneida (Nanda Costa) lhe desperta o interesse, mas esta não o atende, atormentando-o. A partir de então Zizo sente a ausência de coisas que nunca possuiu.

Referências consultadas:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-227756/

http://pt.gabrielmascaro.com/BOI-NEON

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-146647/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202614/

(Visited 9 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Iolanda Ventura

Iolanda Ventura

Sempre ouviu lhe dizerem: "Nossa, você escreve muito! Como consegue fazer tanto texto? Não cansa não? Escolher jornalismo foi a prova que não cansa de escrever. Ela já tinha sido escolhida pelo curso e não sabia. Gostava de muitas coisas diferentes e a indecisão era grande. Quando a ficha finalmente caiu viu para que realmente tinha vocação e que de tudo que gostava Jornalismo tinha um pouco. Até chegar em jornalismo demorou, mas ainda bem que chegou.
Iolanda Ventura

Posts Mais Recentes por Iolanda Ventura (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *