Imagem Vs Identidade

Posted on Posted in Comunicação, Relações públicas

Um recente caso envolvendo a rede de fast-food Mc Donalds me chamou a atenção por retratar muito bem o título deste post: Como sua imagem é nada mais que o reflexo de sua identidade. Infelizmente, as Relações Públicas tem a fama de “mascarar” a realidade em prol de apresentar para a sociedade uma versão fictícia de sua organização, buscando apenas adequar a sociedade à organização e não a organização à sociedade.

Isso é uma opinião frustrante sobre RP mas não é infundada. O profissional que recebe os louros de fundador das práticas de Relações públicas, o jornalista norte-americano Ivy Lee, por exemplo, não é lá a ética em pessoa. O trabalho que trouxe Ivy Lee para a fama foi com o empresário John D. Rockfeller no qual mudou a imagem do mesmo de ganancioso e egoísta para filantropo. Ivy Lee fez um ótimo trabalho para mudar a percepção pública do empresário, no entanto, as práticas de Rockfeller para com seus funcionários ( longas horas de trabalho, pouca segurança, baixo salário e etc) continuaram as mesmas. Ivy Lee apenas distraiu a sociedade destes problemas.

Enfim, voltando ao caso Mc Donalds, o que aconteceu foi o seguinte: Com a intenção, segundo a rede de fast-food, de incentivar a prática de exercícios físicos pelas crianças, as lojas da rede passaram a entregar junto com o famoso Mc Lanche Feliz uma pulseira que conta os passos dados pelas criança que a usa e pisca algumas luzes conforme ela anda ou corre. A polêmica começou quando diversos usuários do twitter criticaram a empresa por oferecer refeições com altíssimo valor calórico feitas especialmente para crianças junto com o suposto incentivo aos exercícios físicos.

Aí entra a questão identidade Vs imagem. De que adianta tentar criar uma imagem de incentivador de exercícios físicos quando a base fundamental de sua empresa é a de lanches super calóricos? Tentar distrair a sociedade dos verdadeiros problemas era algo muito mais fácil no século passado. Hoje temos acesso a um número infinitamente maior de informações e meios para protestar.

Tendo isso em mente, o RP pode trabalhar sabendo que a mudança começa por dentro para então  ser refletida para os públicos.

(Visited 6 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Glean Oliveira

Glean Oliveira

Apaixonado por cinema, séries, livros, quadrinhos, música e recentemente por relações públicas...Coincidentemente tudo sobre o que posso escrever no PETCOM. Sou meio flamenguista e total futebol. Sobrevivente de uma greve de 4 meses e...Eu já falei que amo cinema?
Glean Oliveira

Posts Mais Recentes por Glean Oliveira (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *