#PETiscos: The Holiday

Posted on Posted in Cinema, cultura, PETiscos

The Holiday (ou O Amor Não Tira Férias em português) é um filme que conquista visualmente e em especial sonoramente. A produção dirigida por Nancy Meyers, mesmo apreciada de olhos fechados, cativa o espectador. O destaque nesta edição do Petiscos é a exímia trilha sonora de The Holiday, em particular a composição Maestro, de Hans Zimmer.

A construção da trilha sonora do filme envolveu a participação de um bom número de profissionais e teve um ótimo resultado no final. A composição musical é bem colocada no transcorrer do longa e cria um clima bastante agradável e envolvente, que aliado às belas paisagens e tomadas trazem ao espectador a atmosfera da estória apresentada. A parte musical esteve sob a coordenação de Hans Zimmer, o aclamado compositor e produtor musical alemão que entre inúmeros sucessos participou da composição e produção das trilhas sonoras de A Origem, Interestelar, O Pequeno Príncipe, 12 Anos de Escravidão, Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, Chappie, O Código da Vinci, entre outros.

A música tema do filme é Maestro. Está presente desde as passagens mais tranquilas da narrativa até os momentos mais decisivos vividos pelos personagens. O modo como foi construída, começando de modo lento até que o arranjo esteja completo, atingindo seu ápice até novamente diminuir o ritmo assemelha o instrumental a uma narrativa literária propriamente dita, com início, desenvolvimento, clímax e desfecho. É possível encaixar cenas do filme em cada momento da composição.  É cativante e por ser breve deixa um gosto de “quero mais”.

Além de Maestro podem ser mencionadas: Iris & Jasper (Hans Zimmer, Lorne Balfe), Kayak For One  (Ryeland Allison), Zero (Hans Zimmer, Atli Örvarsson), Dream Kitchen (Hans Zimmer, Henry Jackman), Seperate Vacations (Hans Zimmer, Atli Örvarsson, Henry Jackman), Anything Can Happen (Hans Zimmer, Lorne Balfe, Imogen Heap), Light My Fire (Hans Zimmer, Heitor Pereira), Definetly Unexpected (Hans Zimmer), If I Wanted To Call You (Hans Zimmer, Lorne Balfe), Roadside Rhapsody (Hans Zimmer, Atli Örvarsson), Busy Guy (Hans Zimmer, Henry Jackman), For Nancy (Hans Zimmer, Henry Jackman), It’s Complicated (Hans Zimmer, Atli Örvarsson, Lorne Balfe), Kiss Goodbye (Hans Zimmer, Imogen Heap), Verso E Prosa (Heitor Pereira, Herb Alpert), Meu Passado (Heitor Pereira), The “Cowch” (Hans Zimmer, Henry Jackman, Lorne Balfe), Three Musketeers (Hans Zimmer, Heitor Pereira, Lorne Balfe, Imogen Heap), Christmas Surprise (Hans Zimmer, Lorne Balfe), Gumption (Hans Zimmer, Atli Örvarsson, Henry Jackman), Cry (Hans Zimmer, Lorne Balfe, Heitor Pereira). Um total de 22 músicas. Verso E Prosa, de Heitor Pereira e Henry Jackman, é inclusive gravada em português.

Uma trilha sonora que vale a pena ser apreciada e que teve uma de suas composições integrando o ilustre álbum comemorativo da Varése Sarabande. A conceituada produtora musical também esteve envolvida na elaboração da trilha sonora de The Holiday e em seu 30º aniversário reuniu alguns de seus maiores sucessos em um álbum comemorativo do qual Maestro fez parte.

imgm1

Referências consultadas:

http://www.sonypictures.com/movies/theholiday/

http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-40066/filmografia/

http://www.hans-zimmer.com/index.php?rub=disco&id=638

(Visited 2 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Iolanda Ventura

Iolanda Ventura

Sempre ouviu lhe dizerem: "Nossa, você escreve muito! Como consegue fazer tanto texto? Não cansa não? Escolher jornalismo foi a prova que não cansa de escrever. Ela já tinha sido escolhida pelo curso e não sabia. Gostava de muitas coisas diferentes e a indecisão era grande. Quando a ficha finalmente caiu viu para que realmente tinha vocação e que de tudo que gostava Jornalismo tinha um pouco. Até chegar em jornalismo demorou, mas ainda bem que chegou.
Iolanda Ventura

Posts Mais Recentes por Iolanda Ventura (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *