Você sabe o que é o VER-SUS?

Posted on Posted in saúde

O VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um projeto nacional do Ministério da Saúde em parceria com a Associação Brasileira da Rede Unida que acontece desde 2002, com foco na formação de trabalhadores para o SUS. Tem como objetivo aproximar estudantes universitários do dia a dia dos profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (Sus), proporcionando um relacionamento que qualifica o processo de formação dos alunos como também favorece a reflexão dos trabalhadores sobre suas práticas e saberes.

Pode participar qualquer estudante de graduação, com prioridade para os da área de saúde que tenham interesse em conhecer o Sus. Os interessados podem se inscrever somente no site www.versus.otics.org, tendo duas modalidades: estudante, para acompanhar a vivência pela primeira vez, e facilitador, estudantes que já tenham participado do VER-SUS ou que já tiveram experiências em atividades coletivas. E é lá no site também que você fica sabendo quando que abrem as inscrições.

O Projeto VER-SUS AM é realizado num período de 7 dias em alguns municípios do interior do Amazonas, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Nesse período, os participantes são separados em um grupo de 7 ou 8 e enviados às cidades juntamente com o seu facilitador, ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. Será disponibilizado para os participantes: hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde.

Nesse ano de 2016, as vivências irão acontecer entre os dias 13 a 20 de agosto. E eu fui umas das selecionadas para o projeto, juntamente com outra amiga de jornalismo. Ainda não sabemos para onde vamos, pois a reunião com a comissão responsável e os demais participantes ainda vai acontecer. Mas certamente o que se sabe, desde já, é que será uma experiência única e muita bem-vinda tanto na minha formação profissional quanto pessoal.

Agora vamos a algumas informações adicionais:

O QUE É A VIVÊNCIA?

A vivência é um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

É criado o espaço necessário para realização de observações e vivências frente à realidade do Sistema Único de Saúde, participando e interagindo em grupos. São previstas atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo.

COMO PARTICIPAR?

No site www.versus.otics.org você poderá se inscrever para participar do VER-SUS como vivente, facilitador e comissão organizadora. Preencha seu cadastro e a ficha de inscrição conforme as orientações disponíveis no site.

QUEM SÃO?

Viventes: Estudantes de graduação, residentes na área da saúde, estudantes de ensino técnico na área da saúde e integrantes dos movimentos sociais. Normalmente são participantes que estão chegando pela primeira vez, interessados em conhecer mais o SUS e qualificar sua formação para atuarem com a saúde coletiva.

Facilitadores: Atores que já experienciaram o VER-SUS. Possui participação e organização de movimento estudantil; participação em movimentos sociais; participação em projeto de extensão junto ao sistema de saúde; participação em projeto de pesquisa que envolva articulação com o SUS, relativo à formação na saúde; participação em iniciação científica ou participação em algum outro estágio de vivência.

Comissão Organizadora: Comissão formada preferencialmente por coletivos de estudantes, docentes, por representantes da gestão municipal/estadual de saúde, trabalhadores da saúde e representantes da Participação Popular da localidade onde as atividades serão propostas.

Mais informações podem ser obtidas em www.versus.otics.org

(Visited 4 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Karem Canto

Karem Canto

Ela se irrita fácil, sempre tão orgulhosa e exigente. Ela gosta de se sentir livre. Meio esquisita, sabe? Do tipo que vai além de falar sozinha, e para ela isso é tão normal. Mas sabe aqueles momentos de puro bom humor, sorrisos bobos, palavras sinceras e eterna ouvinte? Acredite, todos eles compensam...
Karem Canto

Posts Mais Recentes por Karem Canto (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *