O ouriço, o encanador e o RP.

Posted on Posted in Comunicação, Relações públicas

A frase “Todo mundo precisa de um RP” é bem famosa entre os estudantes e profissionais da comunicação. A frase é baseada no fato de que toda organização é estabelecida por redes de relacionamentos, por menores que sejam estas redes. E pra gerenciar estes relacionamento quem é o cara certo? Pois é.

Para exemplificar como é bom ter um RP não faltam casos. Para exemplificar como é ruim não ter um RP também não faltam casos, infelizmente. E recentemente aconteceu um no mundo gamer que ilustra tudo isso muito bem.

Tudo começou com uma ação da Nintendo. Pra quem não conhece, é a empresa japonesa responsável por clássicos como Super Mario Bros, Super Metroid, The legend of Zelda e Pokemon. A situação foi a seguinte: A Nintendo decidiu abrir um processo que pedia a remoção de mais de 500 jogos que foram feitos por desenvolvedores independentes para homenagear os clássicos da Nintendo.

Estes jogos não tinham fins lucrativos, eram distribuídos de graça online, pois a única intenção dos desenvolvedores eram compartilhar com outros fãs da Nintendo o seu apreço pela desenvolvedora. Aparentemente a empresa japonesa não entendeu isso.

Isso, é claro, foi muito ruim para a opinião pública. Diversos usuários do Facebook e Twitter criticaram a Nintendo por não permitir que os fãs demonstrassem sua paixão por ela.

Isso mostra como faltou um RP ali pra falar que isso seria prejudicial pra imagem da empresa. Agora vamos ao exemplo que demonstra como é bom pensar como RP.

A SEGA, também responsável por jogos clássicos como Sonic, por exemplo, algumas semanas depois publicou em sua conta no Twitter um agradecimento para os fãs que fazem jogos inspirados nos clássicos da empresa, e pediu que eles continuassem com o bom trabalho. Os comentários dos usuários de Facebook e Twitter foram extremamente positivos.

Viu? Não posso garantir que foi um RP o responsável pela boa resposta da Sega, mas posso garantir que foi um pensamento de RP. Pensar em como seu público vai reagir é fundamental pra manter uma boa imagem para com o mesmo.

Fontes:

http://games.tecmundo.com.br/noticias/nintendo-tira-do-ar-500-jogos-feitos-fas_825377.htm

http://games.tecmundo.com.br/noticias/sega-nova-licao-tratar-projetos-feitos-fas_825468.htm

(Visited 4 times, 1 visits today)
The following two tabs change content below.
Glean Oliveira

Glean Oliveira

Apaixonado por cinema, séries, livros, quadrinhos, música e recentemente por relações públicas...Coincidentemente tudo sobre o que posso escrever no PETCOM. Sou meio flamenguista e total futebol. Sobrevivente de uma greve de 4 meses e...Eu já falei que amo cinema?
Glean Oliveira

Posts Mais Recentes por Glean Oliveira (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *