#PETlist: Músicas Que Citam A Califórnia

Posted on Posted in cultura, Música

Califórnia é um estado americano que abriga cidades famosas como Los Angeles e São Francisco. É o lar de muitas celebridades, com praias famosas e um estilo de vida que mistura liberdade e diversão, o que inspirou e inspira muitos músicos a comporem sobre ela – ou citá-la em algum trecho da música. Prepare-se, porque a lista é grande.
P.S.: as canções estão em ordem aleatória.

 California – Lenny Kravitz

Amor de juventude, surfistas, skatistas, praias e todo o frescor do verão, são esses os pontos abordados na canção, além ressaltar alguns pontos turísticos do estado. Álbum: Baptism, 2004.

Going to California – Led Zeppelin

Uma música para ouvir ao fim da tarde, Going to California fala sobre um coração partido que resolveu ir para a Califórnia dar um novo rumo à sua vida, com um novo amor. Álbum: Led Zeppelin IV, 1971.

California King Bed – Rihanna

 Uma distância do tamanho de uma cama California King (sim, uma cama gigante) é o que separa Rihanna de seu amor aqui. Álbum: Lound, de 2010.

Sweater Weather – The Neighbourhood

A música tem uma melodia muito agradável, e nela podemos ver um anti-californication que, antes de mais nada, quer mesmo é aproveitar o tempo com sua amada em vez de ficar nas praias da Califórnia. (“eu odeio a praia, mas eu permaneço na Califórnia com os meus pés na areia”). Álbum: I Love You, 2013.

California Waiting – Kings Of Leon

Uma música um tanto confusa, mas o que se pode retirar dela é que: alguém precisa tomar logo uma decisão, pois a Califórnia está a sua espera. Álbum: Youth and Young Manhood, 2003.

California Dreamin’ – The Mamas and The Papas

Essa canção é simplesmente maravilhosa, e é bem provável que você já tenha ouvido ela em algum momento da sua vida, até mesmo na voz da Sia. “California Dreamin’” é uma expressão da língua inglesa que se refere a coisas impossíveis/difíceis de acontecerem, como nessa música, onde a pessoa queria estar em um lugar longe do inverno, como Los Angeles, por exemplo. Álbum: If You Can Believe Your Eyes and Ears, 1966.

Gone to California – P!nk

A cantora fala sobre liberdade e esperança por uma vida melhor no estado americano, após dias ruins na cidade da Filadélfia. Álbum: M!ssundaztood, 2001.

De repente, Califórnia – Lulu Santos

Essa é clássica, e não precisa nem se falar muito a respeito. Tranquila e suave, é como uma versão brasileira da maioria das musicas que falam sobre o lugar (“garota, eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas, vou ser artista de cinema, o meu destino é ser star”). Álbum: Tempos Modernos, 1982.

Falling In Love – McFly

Esse foi provavelmente o primeiro hit do McFly no Brasil, e ele fala sobre o tédio dos dias na Inglaterra, desejando estar na Califórnia, com a pessoa por quem deveria ter se apaixonado (mas não o fez, que triste). Álbum: Radio:Active, 2008.

Queen of California – John Mayer

Esse folk-country, assim como a música da P!nk, também fala sobre esperanças por uma vida melhor, e mágoas do passado, com alguém que ele chama de “Rainha da Califórnia”. Álbum: Born and Raised, 2012.

 California Gurls – Katy Perry feat. Snoop Dogg

Não dava para passar sem ela, não é mesmo? Essa canção foi um verdadeiro marco na carreira da Katy Perry, sendo uma das primeiras que vem a cabeça quando pensamos em Califórnia. Como o título sugere, ela fala a respeito das garotas desse estado de sonhos, ressaltando suas qualidades e seu modo de vida. As garotas da Califórnia não inesquecíveis. Álbum: Teenage Dream, 2010.

 Snow In California – Ariana Grande

Uma música bonitinha de natal, onde Ariana pede ao Papai Noel que faça nevar na Califórnia para que seu amor, que está com a viagem agendada para o dia seguinte, não possa ir e fique mais tempo com ela. EP: Christmas Kisses, 2013.

 California – Jack & Jack

Eles são apenas dois garotos que sonham com a Califórnia, e nunca, nunca mais, querem voltar para casa. EP: Calibraska, 2105.

California Roll – Snoop Dogg feat. Stevie Wonder & Pharrell Williams

Ela não fala nada mais que já não tenha sido citado anteriormente nesta lista (amor, curtição, Los Angeles), mas, é claro, com o linguajar do Snoop Dogg que você já deve saber qual é. Álbum: Bush, 2015.

Hotel California – The Eagles

Um clássico da indústria musical, regravado diversas vezes por outras artistas, que fala sobre um lugar maravilhoso e encantador, um hotel chamado “Califórnia”. A canção mexeu e mexe com o imaginário das pessoas, o que levou a teorias de que, na verdade, ela se trata de uma referência a um hospício, ou ao consumo de drogas.
Álbum: Hotel California, 1976.

 Hello Beautiful – Jonas Brothers

Uma canção bonitinha e docinha que fala sobre a distância entre dois corações, um na Califórnia e outro em algum lugar que sabe-se lá qual é. Álbum: Jonas Brothers, 2007.

Californication – Red Hot Chili Peppers

O que? Você achou mesmo que essa lista iria terminar sem Red Hot? Claro que não, e não trouxemos uma, mas sim três canções californianas da banda californiana. E essa primeira, que com certeza você conhece, faz uma crítica à californificação do mundo, onde todos querem ser celebridades, artistas de Hollywood, fazer cirurgias plásticas e tudo mais. Álbum: Californication, 1999.

 Parallel Universe – Red Hot Chili Peppers

Essa fala sobre alucinações em um universe paralelo (“Cristo, sou uma cascavel, sou um rei da Califórnia”). Álbum: Californication, 1999.

Dani California – Red Hot Chili Peppers

Já essa conta sobre a vida de uma jovem chamada Dani California (que também aparece na música By The Way, de 2002), suas relações e sua morte. Álbum: Stadium Arcadium, 2006.

Claro que não estão todas as músicas com a palavra Califórnia aqui – a lista inteira deve ser imensa, e precisa de um especialista para calcular -, e se você conhece alguma das que não foram citadas, deixe o seu comentário aí embaixo.

Colaboração: Bianca Diniz, Emiliandro Firmino, João Marcelo, Juliana Nascimento, Klinger Pinheiro, Larissa Soares, Marcella Fernandes, Maria Cecília, Paulo Guilherme.

 

 

(Visited 448 times, 35 visits today)
The following two tabs change content below.
Letícia Misna

Letícia Misna

Não consegue piscar o olho direito sozinho, não usa roupa laranja e não sabe nadar.
Letícia Misna

Posts Mais Recentes por Letícia Misna (Ver Todos)

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *