#PETRebobinar – Ghost: Do Outro Lado da Vida

Posted on Posted in Cinema, cultura

Em 1990, Ghost surgiu nos cinemas do mundo todo para contar uma linda história de amor dirigida por Jerry Zucker e escrita por Bruce Joel Rubin, além de ser estrelada por Patrick Swayze e Demi Moore com a participação da Whoopi Goldberg. O filme recebeu cinco indicações ao Oscar incluindo melhor filme ganhando em duas categorias: Melhor roteiro original e Melhor atriz coadjuvante para a performance de Goldberg, que também ganhou o BAFTA e o Globo de Ouro.

ghost-2

O filme inicia sua trama mostrando a encantadora relação amorosa de Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) no seu novo apartamento, um relacionamento feliz mesmo com a aparente diferença de personalidade de ambos. Sam que trabalha num banco junto com seu amigo Carl Bruner (Tony Goldwin) descobre inusitados depósitos altos em algumas contas bancárias, mas apesar de seu amigo se oferecer a investigar tais movimentações financeiras, Sam resolve investigar por conta própria. De noite, após saírem de um concerto, o casal da trama a caminho de casa é atacado por um ladrão que aponta uma arma para eles e pega a carteira de Sam, que resolve revidar e leva um tiro, mas mesmo assim continua perseguindo o ladrão, quando resolve voltar para onde Molly estava observa ela chorando sob o corpo dele estendido e morto, descobrindo que ele morreu e virou um fantasma. A forma como diretor consegue fazer essa transição de morte da vida corporal pra vida metafísica é fantástica, afinal ele não cria uma série de metáforas ou fantasias mostra apenas a continuação do pensamento da alma humana nas suas atitudes. Ele após compreender sua situação como fantasma começa a perseguir o seu assassino que invade o apartamento que agora vive Molly sozinha, ele não consegue informações já que é espantado por um gato que ataca ele, após fugir do apartamento, o ladrão é perseguido por Sam que descobre que seu nome é Willy Lopez e que ele tem intenções de continuar a sua procura.

ghost-3

Durante seu retorno do apartamento do Willy, ele descobre uma médium farsante chamada Oda Brown (Whoopi Goldberg) durante uma suposta sessão mediúnica. Até finalmente Oda descobrir que consegue ouvir Sam e achar que isso é um presente divino, ele tenta convencer ela de que precisa ajuda-lo a salvar Molly do perigo que corre.  Oda depois de pressões psicológicas de Sam resolve ajudar, mas quando consegue falar com Molly ela parece cética das afirmações da mulher. Molly fala para Carl sobre a Oda e de seus alertas, ele sai do apartamento de Molly e Sam segue Carl que vai para o apartamento de Willy conversar com seu comparsa para a sua surpresa ele está envolvido no seu assassinato e tudo isso por que Sam resolveu investigar as ações de Carl no banco, agora ele precisa pegar o caderno de senhas que só Sam tinha acesso para poder lavar dinheiro de contas que ele transferiu dinheiro.  Sobre instruções de Sam passadas para Oda Brown, Molly vai a delegacia saber da ficha de Willy na tentativa de descobrir informações sobre ele, mas acaba saindo com uma ficha sem nada, mas descobre que a ficha de Oda está completamente suja e convencida de que a mesma é uma farsante.

ghost-4

Sam durante uma volta no metrô descobre um poltergeist violento que lhe ensina a como mover as coisas físicas, logo após conseguir fazer isso, ele procura Oda instruindo ela a não apenas retirar todo o dinheiro que Carl escondeu na conta de um nome falso, mas como também doar quatro milhões de dólares para a caridade. Sam tenta assustar Carl e afastá-lo de Molly, mas ele é avisado por Molly que Oda Brown foi até o banco fazer uma retirada e ela presenciou. Carl envia Willy para atacar Oda, mas Sam assusta Willy que correndo desesperado pelo meio da rua é atropelado por um carro, Willy é carregado por criaturas sombrias que o levam para o inferno. Mais uma situação que o diretor revela que as pessoas com uma vida negra vão para um lugar ruim.  Sam e Oda Brown se dirigem para o apartamento de Molly que ainda cética só passa a acreditar que Sam ainda está presente quando ele levita uma moeda. Sam possui o corpo de Oda que consegue ter uma dança lenta com Molly. A dança é interrompida quando Carl invade o apartamento de Molly, elas fogem pela escada de incêndio para fora do prédio, as quais são perseguidas até um prédio em construção na qual Molly é atacada por Carl que é desarmado por Sam e que tenta fugir por uma janela, mas tem seu corpo atingido por uma camada de vidro que desce sobre o estômago do corpo dele, após disso as mesmas criaturas negras o cercam e o puxam para o inferno. Sam pergunta se as moças estão bem e Molly miraculosamente passa ouvir a voz dele, uma luz vinda do céu começa iluminar a sala, colocando Sam foco na sala. Realizando-se que já é a hora de ir embora, Sam e Molly se despedem dramaticamente. Oda diz a ele que ele irá para casa e ele a agradece por ter o ajudado. Sam caminha na luz em direção ao Céu.

ghost-5

O filme trabalha a luz de forma poética em momentos cruciais, deixando o filme mais escuro quando ele se depara com os personagens que praticam os crimes e a luz quando o amor se torna um sentimento presente entre os personagens. O filme ganhou o público pelos seus grandes momentos e que se tornaram icônicos, como a cena em que Sam e Molly se beijam enquanto moldam um vaso de barro, a trilha de fundo do filme também se consagrou com a cena que tem a faixa Unchained Melody gravada pelo The Righteous Brothers, que ficou marcada no imaginário de muitas pessoas.

A obra foi recebida de forma mediana pela crítica, muitos falaram mal por causa do personagem da Whoopi Goldberg pela sua caracterização do que os americanos chamam de “Magical Negro”, que é um personagem negro com poderes especiais que ajuda um personagem branco a realizar suas conquistas nos filmes.  A representação da Oda na história como uma mulher negra que tem poderes mágicos foi visualizada de forma excessivamente negativa e curiosamente, foi essa personagem que lhe deu seu Oscar e BAFTA como melhor atriz coadjuvante. Vencedor de dois Oscars incluindo melhor roteiro original e rendeu 505 milhões de dólares (com 22 milhões de dólares de orçamento) se tornando comercialmente bem sucedido, Ghost se transformou num marco popular por suas reprises na televisão e por sua cena icônica.

ghost-6

(Visited 30 times, 7 visits today)
The following two tabs change content below.
Matheus Mota

Matheus Mota

22 anos, trabalho como realizador audiovisual louco e voraz por música, cinema e séries de TV. Escrever é a minha vida, desenhar é um hobby, cantar é uma alegria e dançar é a uma diversão. Arte me inspira e me edifica todos os dias. Estudante de 4º período de jornalismo.

Comentários

pessoas comentaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *